Minhas amigas e meus amigos, aqui é Sua Majestade o Sabiá, o Papa Paulo César, boêmio mor de Juazeiro.
Hoje, 19 de dezembro, o velho companheiro de longas datas, poeta Maurício Dias Cordeiro, nosso querido Mauriçola bate à porta dos setenta e completa 69 anos de idade.
Sujeito corajoso e inteligente, honesto que até dói, e louco por Juazeiro e o Rio São Francisco que ele canta como ninguém.
Permita-me, meu bom Maurício, e não leve a mal, afirmar que essa paixão por sua terra e o seu rio não foi e nem é seu pecado.
Seu erro, grave, foi pegar um pedaço da sua vida e do seu grande talento e jogar na política e a serviço de políticos mesquinhos, que lhe devolveram desprezo, migalhas pelo tanto que você fez, podando sua ação e não lhe deixando fazer quase nada.
Sabemos que na cultura, pelo seu conhecimento e capacidade você transformaria Juazeiro numa cidade brilhante. No entanto, tenho que dizer mais uma vez, o que fizeram foi te humilhar, sem apoio, sem recursos, na cruel tentativa de reafirmar que artistas como você são apenas sonhadores e boêmios.
Mas você foi e é maior que toda ganância e mesquinharia da política e dos que te dão porrada sem conhecer sua honestidade e o seu conhecimento.
Você teve coragem e sofreu ataques por apoiar o nosso prefeito Andrei.
Depois de gravar e fazer sucesso com "erva doce" você errou de novo, voltando pra Juazeiro. Ficando em São Paulo, com seu colega poeta e amigo Luiz Galvão, você ia arrebentar. Mas o amor que te move faz milagres e fico feliz em ver você se apresentando novamente em Salvador, pra ficar perto de sua filha e do seu neto, o "velho" Caio.
Sei de sua decisão de voltar a São Paulo e Rio de Janeiro e de lá para a Espanha para ficar perto do querido Moisés seu filho e de sua neta que eu não sei o nome.
Lá, Maurício Cordeiro vai arrebentar, pois conviveu com João Gilberto, tem a pegada, o DNA da bossa nova na veia e é um grande compositor que, já merecia estar entre os melhores da MPB.
Juazeiro vai saber em breve.
Até que enfim... você despertou.
Felicidades e vida longa querido amigo.
Espoquem os foguetes, soltem os fogos e luzes de Bengala, é aniversário do grande Maurício Cordeiro.
19 de dezembro, ano da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo César de Andrade Carvalho
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.