A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada nesta quarta-feira (18), indicou que menos de metade dos brasileiros não leram sequer trechos de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.
É a primeira vez, na série histórica, que o levantamento aponta que a maioria dos brasileiros não lê livros.
Levando em conta a estimativa populacional brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso quer dizer que o país tem cerca de 93 milhões de leitores atualmente, uma queda de 6,7 milhões nos últimos 4 anos.
A pesquisa ouviu 5.504 pessoas com, pelo menos, 5 anos de idade, alfabetizadas ou não, em 208 municípios. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e julho deste ano, por meio de um questionário de 147 perguntas. O levantamento considerou a leitura de livros impressos ou digitais, sem restrição de gênero.
De acordo com a pesquisa, as obras mais citadas pelos entrevistados foram: A Bíblia, O Pequeno Príncipe, Turma da Mônica, Harry Potter e Diário de um Banana.
O livro ‘Capitães da Areia’, do escritor baiano Jorge Amado, figura na lista na 16ª colocação. O autor figura ainda na 6ª colocação entre os autores preferidos do público.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.