Será que lá se foi a última"Pagu" de Juazeiro?

18 de Dec / 2024 às 09h00 | Espaço do Leitor

Será que lá se foi a última"Pagu" de Juazeiro? Quando João Gilberto soube que eu era sobrinho dela, perguntou - ela ainda anda nas ruas de Juazeiro, como se toda cidade fosse dela?
Não era visceralmente a nossa Patrícia Rehder Galvão! Pagu" (pesquisem in Google) Mas na terra da pensão de dona Calu, mulheres valentes, inteligentes, destemidas e temidas se traduziram em Marias - pelo menos duas que eu conheci de perto - Maria Franca Pires & Maria Regina Cordeiro Cussa.

Não conheço nenhum político, ou "cabra macho " de Juazeiro que mereça ouvir o bardo: sicrano, guerreiro, do povo de Juazeiro!!" Todos"rolamurchas" diante delas. Uns mudavam de calçadas, outros se escondiam embaixo de "birôs". .teve um prefeito que ouviu "na lata", um desabafo, desaforo dela em uma solenidade pública - ficou pálido e calado , se retirou e sussurrou para um assessor - Orlando, demita! 
E ela foi realmente demitida da direção da biblioteca Aristóteles Pires de Carvalho.

Na casa dela,  tinha uns "saraus" com delícias que ela preparava, Euvaldo Macedo Filho e Joseph Bandeira, eram "habituês",Pedro Raymundo Rego, Odomaria Bandeira, Coelho de Assis (Coelhåo) Antonilia França Cardoso, apareciam..eu, sobrinho rebelde, chegava com os olhos vermelhos, cantava minhas maluquices e Joseph Bandeira me oferecia "colírio Moura Brasil".
Ela editou e lançou a revista ""velha nova poesia" que tinha até poemas de João Gilberto adolescente.

Artesã, artista plástica, professora de inglês, fundou a Hampty' Dumpty School"  (residiu nos EUA) , em Juazeiro e produzia espetáculos homéricos no Cine teatro São Francisco, coordenava desfiles colegiais, foi diretora de artes de um colégio famoso , orientava e decorava carros alegóricos no carnaval da Apolo & 28 e procissão da padroeira, .bem antes do"led" , criava cenários em palanques de campanhas políticas...dava esporro em todo o mundo.

Eu posso agora em um megafone de mil megatons ,num "berro d'água" pra lá de Quincas ou no "quinto dos infernos".
talvez o cigarro tenha sido o seu maior companheiro  - cantar o bardo: Regina Cordeiro, guerreira dos sentimentos de Juazeiro!!!
Ela viveu 95 anos. 
Adeus!
 Maurício Dias Cordeiro (compositor)

Espaço Leitor

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.