Dia D de Combate ao Aedes aegypti: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão de visitas domiciliares e educação em saúde

16 de Dec / 2024 às 12h44 | Variadas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), mobilizou no último sábado (14), cerca de 30 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) para alertar a população do bairro Itaberaba, sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde, como o dia D de Combate ao Aedes aegypti e Prevenção das Arboviroses em todo o país.

A coordenadora de Endemias, Núbia Almeida ressalta que o trabalho de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue acontece o ano todo. "Os ACEs realizam diariamente visitas domiciliares, inspeções em residências, estabelecimentos comerciais e outros locais, identificando e eliminando focos de vetores, além de realizar o tratamento focal, coleta de dados, e a educação em saúde. Porém com a aproximação do período chuvoso, as ações são intensificadas com mutirões nos fins de semana na sede e interior", destacou a coordenadora de Endemias.

A coordenadora ressalta que a maior dificuldade são os imóveis fechados e solicita à população que recebam os Agentes de Endemias. "É importante frisar que mais de 70% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências e além do trabalho realizado pelos agentes, é necessário que a população faça sua parte e elimine esses focos não deixando recipientes com água parada", destacou.

Números-Em 2024 foram registrados em Juazeiro 190 casos de Dengue, 3 de Chikungunya, e nenhum caso do Zika. Ainda este ano foram localizados 1.334 pontos de foco na zona urbana e 746 na zona rural.

Medidas de prevenção-O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Destacando que ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Sobre as Arboviroses-As arboviroses são um grupo de doenças sazonais causadas pelos "arbovírus". Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações.

 

Ascom/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.