Aparições de jacarés em vias públicas de Salgueiro, que se tornaram comuns nos últimos anos, levaram o engenheiro Ambiental e Sanitarista Thiago Rosa a tentar uma solução junto a órgãos estaduais.
O profissional enviou ofício à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAD), solicitando formalmente a adoção de medidas adequadas de contenção, manejo e destinação de animais silvestres em Salgueiro, em especial, os jacarés.
Thiago relata no documento que Salgueiro tem registrado frequentemente a aparição de jacarés em áreas urbanas e residenciais. “A presença destes animais em ambientes habitados por seres humanos representa risco à segurança da população e à conservação dos próprios espécimes. É fundamental garantir o manejo adequado, observando os princípios estabelecidos pela legislação ambiental vigente”, diz o ofício encaminhado nessa quinta-feira, 5.
O engenheiro cita no documento, como fundamento jurídico, a Lei Federal n° 5.197/1967, ressaltando que compete ao poder público a preservação e o manejo de animais silvestres, garantindo sua proteção e evitando riscos ao meio ambiente e à sociedade. “Além disso, a Lei Complementar Estadual n° 140/2011, em seu artigo 7°, estabelece a competência dos estados para exercer ações administrativas relativas à fauna silvestre, incluindo a captura, reabilitação e destinação de espécimes encontrados fora de seus habitats naturais”, acrescenta.
O Governo de Pernambuco respondeu a Thiago, informando que a solicitação foi protocolada e encaminhada à Unidade de Gestão de Fauna (UGF).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.