Em coletiva realizada nesta sexta-feira (6), na sede da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), a Neoenergia Coelba apresentou os investimentos e o plano estratégico de atuação para o Verão. Para assegurar um sistema elétrico robusto, foram investidos mais de R$ 276 milhões em obras de reforço do sistema elétrico que atende as regiões que historicamente registram maior afluxo de pessoas na temporada. O valor é cerca de 56% superior ao investido no Verão passado.
Há meses dedicada às ações preventivas, a distribuidora inspecionou cerca de 13 mil quilômetros da rede elétrica, realizou mais de 220 mil podas e instalou 121 novos equipamentos que trarão maior confiabilidade ao fornecimento de energia aos baianos, atendendo diretamente as necessidades de setores importantes como o turismo e o comércio. Além disso, a distribuidora também conta com 10 transformadores e 4 subestações móveis, equipamentos modernos que poderão ser utilizados em caso de emergência. Investimentos na rede de alta tensão entregues neste ano também contribuem com aumento de potência e disponibilidade de energia.
Na coletiva, a SETUR destacou que a alta temporada 2024/2025 deve bater o recorde no número de turistas que visitarão a Bahia, superando a marca de 6,5 milhões de visitantes registrada neste ano. Entre as ações que serão realizadas pela secretaria, destacam-se o receptivo especial nos principais portões de entrada de Salvador (aeroporto, rodoviária e porto), a campanha de turismo sustentável no litoral, circuito cultural na capital e interior e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) itinerante.
"Aqui na Bahia, o Governo do Estado e a Neoenergia Coelba têm um trabalho conjunto em prol do turismo. A distribuidora tem a missão de reforçar o fornecimento de energia durante a alta temporada e nós trabalhamos para trazer turistas para o estado. É uma ação interligada, visto que os turistas que aqui chegam demandam serviços e uma dessas necessidades é o consumo de energia. A Neoenergia Coelba colabora com a atividade turística ao mostrar investimentos vultuosos nas redes e em tecnologias para garantir um fornecimento contínuo durante a alta temporada", destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
Ação preventiva
No total, mais de mil profissionais estão envolvidos na execução dos serviços e das manutenções preventivas, beneficiando mais de um milhão de consumidores e turistas que visitarão as cidades. Os locais foram mapeados por meio de uma parceria com a SETUR, que indica as projeções do fluxo de visitantes em todo o estado.
"A Bahia é o destino de milhões de turistas durante todo o ano, em especial no Verão. O aumento no afluxo de pessoas em regiões específicas demanda maior atenção da distribuidora nestas localidades. Sabendo disto, nos antecipamos e preparamos o sistema elétrico para a temporada", destacou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
Monitoramento em tempo real e equipes de prontidão
Além de todas as ações preventivas, a distribuidora também irá monitorar o sistema elétrico de toda a Bahia durante 24 horas por dia, por meio do Centro de Operações Integrado da Neoenergia Coelba, que pode fazer manobras remotas para restabelecimento do fornecimento de energia. Em campo, equipes estarão de prontidão para atuarem com agilidade em caso de ocorrências. Para a temporada, o incremento de profissionais voltados à manutenção do sistema de distribuição será de 74%.
O planejamento desenvolvido pela Neoenergia Coelba para o Verão foi elaborado com base em estudos técnicos, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada região. "A Bahia é um estado de grande dimensão e por isso nós segmentamos nossos estudos e adotamos ações específicas em cada região para atender as necessidades da melhor maneira possível", ressaltou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Litoral Norte e Salvador
Para o Litoral Norte, a Neoenergia Coelba realizou ações voltadas aos condomínios que tiveram um aumento de carga à revelia. Este tipo de situação causa sobrecarga e danos à rede elétrica, provocando interrupções de energia. Com base no último Verão, a distribuidora substituiu 200 transformadores e 250 quilômetros da rede elétrica nas praias do Litoral Norte para diminuir a possibilidade de novas ocorrências devido ao aumento de carga não comunicado. Outra novidade para a região é a nova base operacional localizada em Guarajuba, que diminuirá o tempo de deslocamento das equipes em caso de ocorrência.
Em Salvador, um novo alimentador está sendo construído para atender a região que compreende os bairros da Barra e Rio Vermelho. Com 2,2 quilômetros de rede subterrânea e área construídos, o novo circuito garantirá maior flexibilidade operacional e robustez do sistema elétrico. Outro foco da distribuidora na capital baiana é o combate ao furto de cabos, que é um dos principais ofensores ao fornecimento de energia. Para isso, a Neoenergia Coelba desenvolveu tecnologias para blindar os equipamentos que compõem a rede elétrica. Cerca de 50 religadores e caixas de transformação receberão a nova tecnologia.
Sul da Bahia
No Sul da Bahia, a Neoenergia Coelba duplicou a capacidade energética da Subestação Coroa Vermelha, proporcionando maior disponibilidade de energia para os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Ainda em Porto Seguro, as regiões de Caraíva, Praia do Espelho e Trancoso terão um sistema de distribuição mais confiável devido à conclusão de uma importante obra na região que demandou a implantação de 216 postes e 22 quilômetros de rede. Uma subestação móvel também estará na região para atender o aumento de demanda do veraneio.
Outro município que a distribuidora voltou às atenções foi para o Prado. Uma nova rede elétrica, com 119 postes e 13,2 quilômetros de extensão, foi instalada na Av. Beira Mar, garantindo maior qualidade ao fornecimento de energia. A distribuidora também manterá um transformador móvel de 25 MVA para aumentar a potência energética da cidade.
Em Ilhéus, está planejado para o Verão a execução de sete grandes obras para a melhoria do circuito elétrico do município. Estes serviços contemplam a substituição de 13 quilômetros de rede e terão um investimento superior a R$ 9 milhões. Devido às características arbóreas da região, a Neoenergia Coelba intensificou as podas preventivas, que resultou na remoção de 23 mil vegetações que estavam próximas à fiação.
Centro Sul da Bahia
A principal novidade no Centro Sul, conhecido pelas suas ilhas, foi a entrega da Linha Santo Antônio de Jesus-Valença. A nova linha de alta tensão conta com 62km de extensão e reforça o sistema de distribuição para mais de 135 mil consumidores. Em Morro de São Paulo, a subestação que atende a ilha teve sua potência ampliada para suportar o aumento de demanda que deverá ser registrado nesta época do ano.
Outro foco da distribuidora no Centro Sul foi a realização de obras para regularizar clientes e reforçar o sistema de distribuição. Em Maraú, por exemplo, essas obras irão conectar 261 novos clientes à rede elétrica e somam cerca de 150 postes instalados e 10 quilômetros de rede construída. Este tipo de ação garante a segurança da população e evitam interrupções no sistema elétrico devido às ligações irregulares.
Chapada Diamantina
Para aqueles que preferem curtir o sossego da Chapada Diamantina, a Neoenergia Coelba inaugurou uma nova subestação na região. Localizada em Mulungu do Morro, o empreendimento adicionou 26,6 MVA de potência ao sistema elétrico e está beneficiando mais de 200 mil pessoas. Oito novos alimentadores, 123 quilômetros de rede elétrica e 13 equipamentos telecomandados também foram instalados no sistema elétrico da Chapada Diamantina, garantindo maior confiabilidade ao fornecimento de energia.
Uma nova base operacional, localizada em Itaberaba, foi inaugurada e está atendendo exclusivamente os municípios da Chapada Diamantina, encurtando as distâncias para o atendimento às ocorrências e agilizando a normalização dos consumidores em caso de interrupções.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.