15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece de 11 a 15 de dezembro

02 de Dec / 2024 às 14h30 | Variadas

Um espaço que combina saúde, sabor e compromisso com o meio ambiente promete atrair olhares e paladares no Parque Costa Azul, em Salvador, durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 11 a 15 de dezembro. A Feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos Certificados será o ponto de encontro para quem busca alimentos saudáveis e produzidos com respeito à natureza.

Imagine passear por um espaço vibrante, repleto de frutas frescas, verduras, hortaliças e produtos agroindustrializados como café, cachaça e chocolate orgânicos. Cada item à venda é certificado pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Bahia, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que garante qualidade, procedência e respeito ao meio ambiente. Tudo isso em um ambiente que celebra a vida no campo e a riqueza da agricultura familiar baiana.
A Feira é organizada pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, que reúne agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e povos indígenas, consumidores e técnicos. A certificação dos produtos e das unidades produtivas é feita pelo Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), garantindo qualidade e autenticidade.

Paula Silva, representante da Rede de Agroecologia Povos da Mata, celebra a evolução da iniciativa. "Ano passado, tivemos uma experiência única, com 21 agricultores e agroindústrias certificados, demonstrando que na Bahia existe produção orgânica certificada em alto nível. Este ano, ampliamos a participação, com 33 agricultores e agroindústrias presentes. Nossa expectativa é que seja ainda melhor, pois a parceria cresce e se fortalece a cada ano", afirma.
Paula também destaca o compromisso com preços acessíveis e transparência. "Os visitantes vão ver que os produtos têm um preço justo para quem produz e justo para quem compra. Não é o certificado que determina que aquele produto é mais caro e sim o controle social que a gente faz, seguindo princípios agroecológicos bem estabelecidos", explica.

Muito mais para explorar-Além da Feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos Certificados, a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar contará com atrações diversas, como praças gastronômicas com pratos típicos, shows gratuitos de artistas consagrados, espaço infantil e a comercialização de mais de 4 mil produtos da agricultura familiar. A programação também inclui a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária e a valorização de comunidades quilombolas e indígenas, consolidando o evento como um dos maiores do setor no Brasil.
 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.