Com cerca de 700 bibliotecas escolares espalhadas pela rede estadual, a Bahia ganhou destaque nacional durante o V Fórum de Bibliotecas Escolares, evento integrante da programação do 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, em Recife.
Alessandra Santana, coordenadora do Livro e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado (SEC), recebeu o Prêmio Carol Kuhlthau 2024, que homenageia iniciativas inovadoras na área de bibliotecas escolares.
O evento reconheceu o trabalho transformador realizado na rede estadual de ensino.
O prêmio leva o nome da professora norte-americana Carol Collier Kuhlthau, referência internacional na área de bibliotecas escolares, conhecida por ser uma pesquisadora e palestrante internacional sobre aprendizagem em bibliotecas escolares, alfabetização informacional e comportamento de busca de informações. “Este prêmio representa o reconhecimento do trabalho que realizamos nas bibliotecas escolares. Ele reforça que estamos no caminho certo, contribuindo para a educação e o aprendizado dos estudantes", afirmou Alessandra, que é bibliotecária de formação .
Segundo a coordenadora, as bibliotecas da rede estão passando por um processo de revitalização, que torna os espaços mais atrativos e funcionais. Ações planejadas trouxeram novos layouts, mobiliários modernos e acervos organizados dentro dos padrões da Biblioteconomia. Além disso, novas bibliotecas foram implantadas em unidades escolares recém-inauguradas, com designs inovadores e infraestrutura moderna.
"O grande sucesso do projeto está nas bibliotecas das novas escolas, que têm ambientes planejados para oferecer aos estudantes um espaço acolhedor e rico em possibilidades educativas", destacou Alessandra.
Mais do que locais de leitura, as bibliotecas escolares têm se consolidado como ambientes dinâmicos, onde ocorrem pesquisas, estudos e projetos pedagógicos. Elas desempenham um papel essencial no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. "Com a ampliação do acervo e a oferta de novos serviços, os estudantes têm despertado um maior interesse pela leitura e pesquisa. Isso amplia o acesso à informação, desenvolve senso crítico e promove a construção de novos conhecimentos", completou.
A premiação também valoriza os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares e reforça a importância de investir nesses espaços. "A premiação nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, nos traz uma responsabilidade ainda maior. Queremos que as bibliotecas sigam sendo ferramentas pedagógicas fundamentais, conectando os estudantes ao conhecimento e promovendo o prazer pela leitura", concluiu.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.