Brasileiros destacam avanços e desafios nas atividades pecuárias durante EuroTier 2024

15 de Nov / 2024 às 15h00 | Variadas

A EuroTier 2024, maior feira global de pecuária e nutrição animal, reúne milhares de profissionais e expositores com um foco claro: apresentar inovações que vão ajudar a transformar e a desenvolver melhor a produção animal.

Entre os visitantes brasileiros, a opinião é unânime sobre a relevância do evento para acompanhar as tendências tecnológicas e os desafios emergentes da pecuária.

Robôs para automação de processos, soluções em bem-estar animal e avanços em genética são alguns dos destaques que impressionam os participantes.

O diretor do Jornal O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin, ressalta o uso da robótica deve ser cada vez mais empregado, principalmente na Europa, para suprir a carência de mão de obra especializada no campo. Marquesi está em Hanôver, na Alemanha, para conhecer as principais tendências dos setores avícola, suinícola, de bovinocultura e de piscicultura, que nossos leitores poderão acompanhar nas próximas edições de nossos jornais.

Diretor do Jornal O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin – Foto: Divulgação

Para o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, a EuroTier oferece uma perspectiva ampla e detalhada sobre as mudanças tecnológicas dos últimos anos. Folador participou da feira pela primeira vez há 16 anos e está impressionado com os avanços. “Muita coisa mudou na suinocultura desde então. A automação nas granjas evoluiu consideravelmente, assim como os sistemas de alimentação e bem-estar animal, principalmente nos últimos cinco anos”, comentou.

Presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, voltou à EuroTier após 16 anos da sua primeira participação

Folador também observou o aumento significativo de expositores chineses, refletindo a crescente influência da China no setor de tecnologia para a pecuária.

E o consultor, pesquisador, palestrante e produtor rural, Cleandro Pazinato Dias, destaca a importância de estar na EuroTier para entender as tecnologias que vão moldar as transformações das atividades pecuárias no mundo. “Estar aqui é como olhar para o futuro; é uma oportunidade de visualizar as soluções que vão estar no campo nos próximos anos”, ressaltou, acrescentando: “A EuroTier é uma referência no segmento. Ver o que há de novidades é fundamental para quem atua na pecuária no Brasil”.

Consultor, pesquisador, palestrante e produtor rural, Cleandro Pazinato Dias destaca que a retirada do corte de cauda em leitões récem-nascidos segue entre as principais temáticas debatidas na EuroTier

Além da tecnologia, o bem-estar animal continua sendo um tema central na feira, especialmente com discussões sobre práticas como o corte da cauda de suínos. Na Europa, onde há uma pressão crescente para a eliminação de mutilações, se busca alternativas viáveis que equilibrem o bem-estar animal e a eficiência produtiva. “Há uma fricção entre a vontade da sociedade e o que a cadeia produtiva consegue entregar. A retirada do corte de cauda, por exemplo, pode elevar a incidência de caudofagia, comportamento prejudicial entre os suínos”, explicou Dias, destacando o desafio de manter o equilíbrio entre o que a sociedade deseja e a saúde dos animais.

A EuroTier 2024 reafirma seu papel como plataforma essencial para a troca de conhecimentos e o fomento da inovação no setor pecuário, oferecendo aos profissionais uma visão clara das tendências e transformações que impactarão a produção animal nos próximos anos.

Fonte: Presente Rural

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.