Petrolina: sistema de videomonitoramento está sem funcionar desde o ano passado

30 de Oct / 2024 às 14h00 | Variadas

Petrolina vive uma crescente onda de violência. No município têm ocorrido aumento de incidências de crimes, furtos, homicídios, roubos e tráfico de drogas. A REDEGN comerciantes e moradores de Petrolina continuam a questionar as autoridades pela falta de monitoramente na segurança no centro da cidade e bairros.

O sistema de videomonitoramento está sem funcionar desde o ano passado. No mês de junho deste ano a REDEGN destacou que as câmeras de vigilância foram desligadas em Petrolina e deste a data a cidade continua sem uso das Câmeras de Monitoramento de Segurança. Confira Aqui-Petrolina: falta de Câmara de Monitoramento de Segurança Pública preocupa comerciantes e moradores.

De acordo com informações da assessoria do Governo do Estado, já existe uma vencedora da licitação para operar as novas câmeras de segurança em Pernambuco, incluindo o equipamento de Petrolina. 

 O Estado de Pernambuco está sem câmeras à disposição das polícias desde dezembro de 2023. Detalhe: não há data para funcionamento Câmeras de segurança em Petrolina. O edital para retomar o sistema de câmeras de segurança, que devem ser usadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), prevê que os equipamentos sejam instalados em vias públicas e tenham programas de inteligência artificial capazes, por exemplo, de rastrear carros e detectar aglomerações.

A instalação das novas câmeras deve ser organizada por lotes, de acordo com o planejamento divulgado pelo Governo do Estado. O programa também prevê a ampliação de duas centrais de monitoramento – uma em Caruaru e outra em Petrolina.

"Esta é uma licitação extremamente complexa pelas especificidades e pelo montante de recursos que o Governo do Estado está investindo”, declarou o titular da SDS, Alessandro Carvalho.

“Sabemos o quanto a tecnologia pode ser aliada da Segurança Pública no combate à criminalidade e, com as novas câmeras, teremos um ganho nas ações policiais".

PREFEITURA PETROLINA-Para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da segurança pública em Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB), esteve reunido, na terça (29), com autoridades de segurança para avaliar medidas de combate à violência e proteção da população. A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, BIEsp, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança e Ammpla, órgãos responsáveis pela segurança na região.

 O prefeito anunciou a aquisição de 70 novas câmeras para o monitoramento da cidade que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo as vias de entrada e saída do município. Com as novas unidades, a cidade contará, até janeiro, com 130 câmeras de segurança. 

redegn Foto arquivo PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.