Prezado prefeito, Andrei Gonçalves
Ao assumir o cargo de prefeito de Juazeiro na próxima gestão, é importante reconhecermos que sua responsabilidade irá transcender em muito o exercício do poder executivo num momento caótico e crítico que vivência a nossa cidade. Um verdadeiro apagão na EDUCAÇÃO, SAÚDE, INFRAESTRUTURA e demais áreas afetadas. em uma JUAZEIRO com tantas urgências.
O senhor não será apenas mais um prefeito. Será alguém com a oportunidade histórica de unir todas as forças da sociedade em prol de um objetivo comum: fazer renascer a esperança dos cidadãos da nossa cidade a partir de um projeto de futuro, colocando em prática o projeto do plano diretor da cidade.
Só um amplo processo participativo de reimaginação de nossa cidade terá esse poder. Caro prefeito, por favor, na sua gestão, esqueça o modelo mental de quatro anos da classe política e coloque em segundo plano o protagonismo. Precisamos, agora, todos juntos, sem requerer qualquer autoria, reimaginar de forma ampla e participativa uma JUAZEIRO inclusiva e sustentável para as próximas décadas.
Que tal pensarmos em 2032? Essa deverá ser a grande obra da sua gestão: o projeto do PLANO DIRETOR e com uma nova ponte para tráfego de ônibus, caminhões e carretas, também trazer de volta a navegação, só será possível se for construído por todos, a partir de um enorme pacto social em favor do futuro.
É inegociável que a base desse projeto seja uma visão de longo prazo de uma cidade criativa, inclusiva e sustentável, que valorize todos os conhecimentos e saberes da nossa sociedade. Precisaremos criar propósitos claros para fazermos um “redesign” completo dos principais sistemas da nossa JUAZEIRO: mobilidade, saúde, educação, segurança, urbanização, mobilização anticheias, entre outros.
Do contrário, temo pelo nosso futuro como cidade. Mas lembre-se: “quem não tem a visão da casa pronta, não suporta a obra”. Então, será preciso, imediatamente após fazermos o “redesign” da nossa cidade, promovermos massivamente a JUAZEIRO inclusiva e sustentável de 2032 que projetamos e também todas as etapas do “nosso” projeto de sociedade para o futuro da cidade.
Mostraremos ao mundo todo como, após longas décadas de DESCASO, sem precedentes, redesenhamos completamente nossa cidade para o simbólico 2032 e renascemos com um projeto único de uma cidade verdadeiramente inovadora.
Caberá ao prefeito ANDREI GONÇALVES dar continuidade a esse caminho que desenhamos. E assim sucessivamente. Reimaginar o JUAZEIRO que queremos, a partir de uma cidade que temos, é uma responsabilidade de toda sociedade, mas promover isso a partir de um amplo pacto social é uma oportunidade única do prefeito eleito em 2024.
Será um projeto histórico e fundamental que consumirá certamente a maior parte do seu governo. Impossível? Claro que não. Me atrevo a sugerir aqui seis atitudes para um bom começo:
• No seu primeiro dia de governo, receba todos os secretários e fale sobre repensar JUAZEIRO para o futuro. Mais do que isso, traga a humanização e formações contínuas com todos os SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, e coloque o atendimento ao público com mais RESPEITO E EDUCAÇÃO, até porque é a população que paga o salário de todos os funcionários públicos, inclusive do PREFEITO, SECRETÁRIOS e VEREADORES.
• No segundo dia, receba os representantes das outras quatro hélices da nossa sociedade, além do poder público. Deverão estar amplamente representadas a iniciativa privada, a academia, a sociedade civil e, também, a quinta hélice, representando a transição socioecológica. Faça mais uma escuta e comece a pensar com as boas cabeças desse grupo a melhor forma para construir esse emblemático pacto social, que será o “software” e a base do projeto de reimaginação de JUAZEIRO para 2032.
• Nesse mesmo dia, não esqueça de chamar todos os vereadores eleitos e representantes do Ministério Público para que eles também sejam atores fundamentais e facilitadores desse pacto social e da reimaginação da cidade. Enfim, futuro(a) prefeito(a), JUAZEIRO mais do que você já ama, cuide melhor das pessoas da nossa cidade, ouse e honre a oportunidade histórica que a vida lhe reservou. JUAZEIRO merece ser referência no cenário nacional e porque não dizer mundial. Vamos assumir o protagonismo dessa nova história, revirando as páginas do passado, para que o futuro da nossa cidade seja o PROGRESSO, para o bem-estar de todos e todas. Desejo boa sorte!
Um abraço,
Professor Agnaldo José de Souza
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.