Exposições de artes visuais, apresentações de performances artísticas, feira de artesanato, além da inauguração da galeria de artes reformada, farão parte da programação do Festival de Artes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promovido pelo Colegiado de Artes Visuais (Cartes), com o apoio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC).
O evento integra as comemorações pelo aniversário de 20 anos da Univasf e pretende reunir produções de diferentes linguagens artísticas, criar um espaço de troca de saberes e produtos culturais, além de promover a movimentação da cultura regional. O festival é gratuito, aberto ao público em geral e acontecerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no Campus Juazeiro (BA).
O primeiro dia do festival será marcado pelas performances dos artistas Juliene Moura, Carina Lacerda, Bacuri da Mata e pelo DJ Gafanhoto, que será a atração musical. A programação do evento também inclui uma oficina de dança de salão, mostra de vídeos dos alunos do Cartes, sessões de cineclube e visitas mediadas à exposição, direcionadas a escolas de Juazeiro e de Casa Nova (BA). Durante o festival, ainda acontecerá o lançamento da revista Têmpera, edição impressa número 13, e do livro Rotas, de Elizabeth de Carvalho. Ambos terão distribuição gratuita de exemplares.
Após quase 10 anos, a Galeria do Cartes retomará as atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de ações culturais de forma gratuita. Assim como o Festival de Artes, a galeria tem como objetivo ampliar a integração entre a universidade, as escolas e os moradores das cidades da região. O espaço funcionará como um laboratório do curso de Artes Visuais da Univasf, onde os estudantes poderão experimentar diferentes áreas do mercado de trabalho, como: artistas, curadores, arte-educadores, montadores de exposições, fotógrafos de registro de obras de arte, produtores culturais, entre outros.
Em agosto deste ano, foi realizado o Festival de Artes da Univasf em Petrolina (PE), no Campus Sede. Os dois festivais são frutos de um projeto elaborado pela docente do Cartes, Flora Romanelli Assumpção, e pelo discente Jeová da Rocha Santos. Tanto os eventos quanto a reforma da galeria foram financiados por meio do edital da Lei Paulo Gustavo.
Para a docente Flora Assumpção, o evento expõe a importância do contato da comunidade acadêmica, seja de quaisquer cursos ou áreas, com a arte, pois contribui para a melhora da cognição em todas as atividades cotidianas, incluindo as de pesquisa acadêmica. “O contato com a arte refina a linguagem e as capacidades de percepção, comunicação e pesquisa, porque desenvolve tanto a inteligência intelectual quanto a sensível, tornando todos os tipos de raciocínios mais complexos. Além disso, a arte de qualidade está sempre na vanguarda dos tempos; é ela que antecipa as reflexões sobre os impasses da vida social e coletiva, e até propõe caminhos e soluções. É um aprendizado ímpar”, comenta a professora.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos emails: [email protected] e [email protected] ou pelo Instagram.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.