Os representantes da Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024 conquistaram 39 medalhas durante as últimas duas semanas (entre 08 e 19 de outubro) em Brasília, no Distrito Federal. Ao todo, foram 13 medalhas de ouro, 14 de prata e 12 bronzes para a delegação baiana.
Dentre os 192 atletas na capital federal, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), apoiou a participação de 120 membros da Federação Universitária Baiana de Esportes (FUBE), englobando atletas, técnicos e oficiais, com a concessão de três ônibus.
Cerca de sete mil participantes de todas as 27 unidades federativas do país, representando 375 universidades, competiram nas 31 modalidades esportivas do evento. Com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, os JUBs valem vaga e futuras convocações para competições universitárias sul-americanas, pan-americanas e mundiais. A atividade foi realizada em 13 locais diferentes de Brasília, incluídos o Centro Olímpico da UnB, o Ginásio do Cruzeiro e a AABB de Brasília.
Natação – Com grandes destaques para a modalidades da natação e da natação paradesportiva, que contribuíram para 28 medalhas totais (correspondendo a cerca de 70% das medalhas conquistadas), essa edição foi a primeira vez em que contou com a presença de competidores do paradesporto.
Representados pela equipe da Fundação José Silveira, de Jequié, Paloma Gomes e Marcos Giudice lideraram o grupo, conquistando cinco medalhas cada um. Paloma ganhou quatro ouros e uma prata. Já Marcos levou três ouros, uma prata e um bronze.
Alan Santana e Vando Eloy conquistaram quatro medalhas cada, com, respectivamente, um ouro e três pratas; e quatro pratas. Completando a lista de medalhistas, está José Carlos da Silva, com um bronze. Os nadadores da equipe baiana também se consagraram campeões da natação paradesportiva por equipes masculinas, enquanto o time feminino ficou com o bronze.
Na natação, três nomes baianos subiram ao pódio: Celine Bispo teve um ouro e dois bronzes; Enzo Ibanez conquistou um ouro e duas pratas; e Claudine Tekes levou um bronze. Claudine é contemplada pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – Faz Atleta.
Medalhas – Dentre as demais modalidades, o ouro veio com Luíse Santos no jiu jitsu e a equipe da Uninassau na 3ª divisão do handebol masculino. Luíse também ganhou mais uma medalha de bronze. Já Ana Pires no lançamento de dardos, o judô por equipes mistas da Uninassau e Luiz Felipe no jiu jitsu voltaram com a prata para casa.
Completando a lista dos medalhistas, com o bronze: estão: equipe de voleibol masculino da Uninassau na 3ª divisão; Taiane Berlink no judô; Yuri Melo no karatê; e Vitória Bianca e Jéssica Beatriz no wrestling.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.