Entre os dias 11 e 13 de outubro, o Senai Cimatec Park, em Camaçari (BA), foi cenário da 17ª edição da Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste. O evento contou com a participação de 17 equipes compostas por cerca de 300 estudantes de engenharia de diversas instituições de ensino superior da região, na disputa que tem como objetivo o desenvolvimento de protótipos de veículos off-road para colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e competirem em várias modalidades como aceleração, velocidade máxima, tração, manobrabilidade, suspensão, além de avaliações de design e apresentação de projetos. A equipe do projeto de extensão Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi destaque na competição, voltando para casa com nada menos do que seis troféus na bagagem, entre eles o 1° em Manobrabilidade e 5° Lugar Geral.
O Baajatinga competiu com seu 7° protótipo, o carro apelidado de GOAT (Greatest of All Time), e a primeira vitória veio na categoria Manobrabilidade, que exige precisão ao volante e perfeita sintonia entre o design do veículo e a habilidade do piloto, onde a equipe conquistou o primeiro lugar com uma performance impecável. “O veículo foi pilotado por Lucas Miroró, estudante de Engenharia Mecânica, que deu um show no volante nas provas dinâmicas, super prime e na prova mais aguardada: o enduro de resistência, onde o carro é testado durante quatro horas ininterruptas em uma pista de terreno irregular”, conta o capitão da equipe, Douglas Alencar, discente do curso de Engenharia Mecânica.
Mas a equipe não parou por aí. Além do desempenho prático, a equipe mostrou que também dominava o campo teórico. Demonstrando força em todas as etapas, eles conquistaram o segundo lugar em quatro categorias: Velocidade Final, Super Prime, Aceleração e Primeira Etapa de Projetos (Relatórios), uma prova do cuidado com que cada detalhe técnico e estratégico foi pensado. “Instalamos o novo motor Honda GX390, com torque e potência superior à motorização antiga, o que possibilitou que se extraíssem ao máximo as capacidades do carro e do piloto. Toda a equipe se empenhou em seguir as etapas de pré-projeto, construção e validação de forma criteriosa. Ter dividido a equipe em funções pré-definidas e a atuação no box dando suporte ao piloto foram cruciais para chegarmos à quinta colocação entre 17 equipes de outras universidades”, ressalta Alencar.
O aprendizado adquirido e os troféus conquistados são testemunhos de que essa equipe ainda tem muito para mostrar em outros desafios. Com a competição encerrada, os estudantes retornaram com novos sonhos e planos ainda maiores para o futuro. Até dezembro deste ano, o Baajatinga finalizará o projeto e as simulações do seu primeiro carro 4x4. Em janeiro, será iniciado o processo de manufatura das peças e componentes do veículo; até março, será realizada a fase de montagem, para que em junho sejam realizadas as primeiras validações dinâmicas em solo. “O plano é que esteja tudo pronto em outubro de 2025 para a 18ª Baja SAE - Etapa Nordeste e o Nacional em 2026. Estamos trabalhando duro para que, no ano que vem, consigamos alcançar resultados cada vez maiores”, afirma Alencar.
Baajatinga - Composto por 19 estudantes das Engenharias da Univasf e pelo coordenador Alan Christie Dantas, do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec), o projeto de extensão Baajatinga foi criado em 2008. Ao longo desses anos, alcançou bons resultados, como 2º lugar, em 2011, e 3º lugar geral, nos anos de 2016 e 2019, na Etapa Nordeste da Competição Baja SAE Brasil, além do 15º Geral Nacional, em 2020.
A equipe está captando recursos para a construção e validação do seu próximo veículo, como relata o capitão do Baajatinga. “Estamos captando recursos no momento e pretendemos finalizar o próximo veículo, nosso primeiro 4x4, até junho de 2025. Contamos com o apoio das empresas da região como patrocinadoras e da população comprando na nossa lojinha oficial @lojinhabjt”, diz.
Mais informações sobre o Baajatinga podem ser encontradas no perfil do projeto no Instagram.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.