Chuva é comemorada na zona rural: "Está chovendo nos sertões e é chuva da boa"

18 de Oct / 2024 às 12h34 | Variadas

Depois de longos meses a "tão" esperadas chuvas chegaram para a alegria dos moradores da zona rural. Em contato com a REDEGN o empresário, cantor e compositor Luiz do Humaytá enviou vídeo mostrando "a alegria maior que é ouvir o barulho dos pingos da chuva molhando o sertão".

O vídeo foi feio na Fazenda Humaytá, localizado em Curaçá Bahia. "Está chovendo no sertão e chuva boa", comemora Luiz do Humaytá.

A alegria também é festejada na zona rural de Juazeiro e Petrolina. A chuva é considerada uma benção para irrigar as plantações.

As chuvas que caíram superaram as previsões dos institutos meteorológicos. Na zona rural de Petrolina, os pluviômetros marcaram uma média de chuva bem acima do previsto, principalmente nas regiões que compõem as áreas irrigadas e ribeirinha.

"Só quem é das plagas sertanejas sabe bem o que representa despedir a estiagem, que na curva da estrada faz seu caminho para o oco do mundo. Açoitada pelos relâmpagos cortando os céus e sob o som estremecedor dos trovões, a seca vai embora por minutos...o homem vai parando em cada biqueira, molhando o corpo e lavando a alma, banhando-se alegre nas águas da chuva mandada por Deus, corre feliz na amplidão do sertão", diz o juiz desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, escritor Onaldo Queiroga.

Veja o vídeo:

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura de Petrolina, na região da Tapera, foi registrado 85mm, e em Pedrinhas foram 122 mm de chuva. No Projeto Senador Nilo Coelho, os maiores volumes de água foram identificados no N-10, onde a média ficou em 122 mm, o N-9 registrou 128mm, o N-2 foram 115mm, e o Projeto Maria Tereza a média de chuva foi de 80 mm.

Na área de sequeiro do município, a comunidade de Pau Ferro registrou 65 mm, em Cristália foram 47 mm, já em Rajada foram 20 mm, e no distrito de Curral Queimado foram 30mm. A previsão é que as chuvas continuem até esse sábado na região.

redegn Foto Luiz do Humaytá

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.