Ciente de que a educação e o conhecimento são as melhores ferramentas para prevenir e enfrentar o assédio e demais tipos de violência, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Serrinha (NTE 04), o encontro territorial da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas.
A ação é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes.
A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
Os encontros presenciais são realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro.
Além de Alagoinhas, a formação acontecerá também, ainda este mês, em Caetité (NTE 13 e NTE 12), nos dias 23 e 24. Até o final de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade.
“Estes dois dias de formação foram de grande relevância para nós, pois muita coisa voltada para a lei nós não tínhamos conhecimento e agora, a partir da formação, nós atuaremos melhor na escola e seremos multiplicadores ou pelo menos comunicadores com os colegas acerca da legislação, de como devemos acolher os colegas, atuar como profissionais conscientes dos seus fazeres e atendendo às demandas do órgão central que é a Secretaria da Educação. A gente só tem a agradecer à equipe do IAT pela colaboração. Saímos daqui desejosos de mais conhecimento e aguardando já o próximo encontro”, contou a coordenadora pedagógica Centro Estadual de Educação Profissional Letice Oliveira Maciel, Lucélia Ferreira Noronha, que participou do Encontro Formativo Assédio Zero em Seabra.
“Esta ação se apresenta como um compromisso dedicado à construção de ambientes educacionais mais seguros e acolhedores para todos. O objetivo é continuar envidando esforços para possibilitar a construção de conhecimentos e estratégias que contribuam para o enfrentamento às diversas formas de violências na comunidade escolar. Cientes de que a educação vai além das salas de aula, estabeleceremos um diálogo colaborativo para socializar e elaborar medidas de prevenção ao assédio e demais violências, mas também para promoção de relações saudáveis, respeitosas e inclusivas”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.