Em 18 de outubro, celebramos um marco histórico para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e para o sertão nordestino: os 20 anos do início das atividades acadêmicas da nossa instituição. Ao longo destas duas décadas, temos desempenhado com orgulho nosso papel como a primeira Universidade Federal com sede no interior e campi em três estados distintos do Nordeste, Pernambuco, Bahia e Piauí, promovendo educação superior pública, gratuita e de qualidade para a população desta região.
Nossa missão sempre foi clara: transformar vidas por meio do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e do compromisso social. O impacto da Univasf não se limita apenas à formação de milhares de profissionais qualificados, mas também à sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos territórios em que está inserida.
Nesses 20 anos, vimos nossa Universidade crescer, expandir-se para novas cidades, fortalecer laços com a comunidade e inovar em suas práticas acadêmicas e científicas. Inicialmente atuando em 3 municípios, Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI), hoje a Univasf está presente também em Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Salgueiro com graduações e pós-graduações presenciais. Além disso, é importante destacar que nossa área de abrangência é muito maior, pois nossas ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação têm impacto em 6 territórios compostos por 61 municípios.
Em 2004, a Univasf recebeu seus primeiros 530 estudantes, aprovados no vestibular para os 11 cursos de graduação presenciais. Hoje, a Universidade tem um total de 8.329 estudantes cursando graduação e pós-graduação. São 5.851 discentes nos 33 cursos de graduação presenciais e 617 discentes nos 7 cursos a distância. Na pós-graduação, temos 1.861 estudantes, nos 6 cursos de especialização, 11 programas de residências médicas, 4 programas de residências uni e multiprofissionais, 21 mestrados e 5 doutorados. Com a perspectiva de ampliação destes números a partir de 2025 com novos cursos de pós-graduação já aprovados para iniciar.
É importante ressaltar também a atuação do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), em Petrolina, que nos últimos 10 anos, a partir da gestão plena da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atendeu 821.139 pacientes, realizou 300.036 consultas ambulatoriais e 57.321 procedimentos cirúrgicos, atendendo 53 municípios da Rede Macrorregião Interestadual Integrada de Atenção à Saúde do Médio Vale do São Francisco. Além disso, foram atendidos 23.010 estudantes de graduação, entre internato, aulas práticas e visitas técnicas, e 2.424 discentes do ensino técnico.
Esse progresso só foi possível graças ao trabalho árduo de cada membro desta comunidade, aos nossos estudantes, professores, técnicos administrativos e parceiros, que sempre acreditaram no potencial da Univasf.
Hoje, celebramos não apenas o passado, mas também o futuro. Um futuro de mais desafios, mas também de mais conquistas e de reafirmação do nosso compromisso com o sertão, com a ciência e com a inclusão social. Que este marco nos inspire a continuar lutando por uma educação pública cada vez mais forte e transformadora.
Parabéns a todos que fazem parte desta história!
Reitor Telio Nobre Leite
Outubro de 2024
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.