Bares e restaurantes que atuam nas 15 favelas da Maré estão participando do Festival Comida de Favela e 16 foram selecionados para competir com um prato vencedor, a partir da categoria, que estão concorrendo.
É 3ª edição do evento que começou ontem (10), com a abertura na Casa das Mulheres da Maré, e termina com um show e a cerimônia dos vencedores no dia 09 de novembro, no praça do Parque União, na Maré.
Os jurados são profissionais especializados que irá selecionar três pratos em cada categoria, que receberão prêmios para impulsionar seus negócios, fortalecendo a culinária regional e a criatividade dos pratos locais. Terá ainda, a votação pelo público do seu prato preferido, em que os clientes darão a sua nota logo após a refeição, no próprio estabelecimento.
O festival recebe pessoas de diferentes territórios da cidade para conhecer e vivenciar os sabores da Maré e, além da experiência gastronômica, também promove reflexões sobre o direito à livre circulação nos espaços e ao intercâmbio cultural e a oportunidade de ver os tantos fazeres positivos que coexistem na favela.
A exemplo das duas edição anteriores do festival, de 2023 e 2015, este ano, os estabelecimentos selecionados também receberão, no período pré-festival, consultoria profissional oferecida pela Redes da Maré, englobando itens como normas de organização e conservação de alimentos, apresentação dos pratos e atendimento ao público, que existem na favela.
O Comida de Favela é fruto da experiência do projeto Maré de Sabores, que atua no fortalecimento de grupos de mulheres, moradoras da Maré, através de qualificação profissional e geração de emprego e renda. O projeto faz parte das ações que compõem a Casa das Mulheres da Maré, um dos equipamentos da Redes da Maré, que oferece qualificação profissional em gastronomia, através de oficinas práticas e teóricas em módulos de panificação, confeitaria, salgados, doces, massas, entre outros.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.