Colaboradores de uma Faculdade particular, campus Carpina (Mata Norte de Pernambuco), realizaram, na segunda-feira (7), a ação social “Eleição Limpa” com o objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade e reforçar o compromisso com o meio ambiente.
A ação, com a anuência do Juiz Eleitoral daquele município, teve apoio do TRE-PE e da Prefeitura de Carpina. Os voluntários escolheram a frente da Escola de Referência em Ensino Médio José Lima Júnior, para realizar a limpeza dos “santinhos” jogados nas ruas no domingo (6).
Nesta segunda-feira (07), a REDEGN flagrou vários pontos das ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina que (ainda) amanhaceram sujas, restos do lixo ambiental e poluição.
"Absurdo, falta de civilidade e falta de educação, triste". Este é um das centenas de comentários de revolta contra o derramento de santinhos eleitorais e panfletos nas ruas e avenidas durante as eleições 2024. Conforme publicado na REDEGN-Juazeiro/Petrolina-Crime eleitoral: Sujeira de santinhos e panfletos deixa indignados eleitores, a Festa de Democracia, as eleições de domingo (06), um triste cenário foi visto, o crime eleitoral: milhares de santinhos e panfletos de candidatos tomaram a ruas e avenidas deixando um verdadeiro rastro de poluição e lixo.
O volume de santinhos e panfletos jogados ao chão formou verdadeiros tapetes de lixo em Juazeiro e Petrolina.
O derrame de santinhos configura crime eleitoral. De acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a punição prevê detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.