Mulher cai em buraco "coberto" por santinhos; espalhar esse tipo de material no chão é crime eleitoral

06 de Oct / 2024 às 15h46 | Variadas

Uma eleitora passou por um susto após tropeçar em um buraco, escondido em baixo de santinhos espalhados pelo chão, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso aconteceu enquanto ela se preparava para votar neste domingo (8), perto do Colégio Estadual Luiz Viana.

As imagens feitas pela TV Bahia mostram que ela precisou ser socorrida por policiais militares e eleitores que presenciaram a queda. Apesar do ocorrido, Dona Vânia, como foi identificada, disse apenas que sentiu dores leves no joelho.

Por causa da situação, a idosa cobrou das autoridades uma reforma no local. Segundo os policiais que ajudaram a eleitora, outras pessoas já tinham tropeçado no mesmo buraco ao longo da manhã, mas sem gravidade.

O "derramamento" ou "derrame" de santinhos é uma prática usada nos momentos próximos ao pleito, em locais de votação e em ruas próximas. Acontece, por exemplo, na véspera do pleito, na madrugada do 1º turno e no horário em que as seções eleitorais começam a funcionar.

A pena é detenção de 6 meses a 1 ano, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa.

A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Eleições na Bahia-Com um total de 11.283.507 eleitores aptos a votar, a Bahia mantém posição como o quarto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa quantidade representa um crescimento de 3,5% em relação às eleições de 2020, que contavam com 10.893.320 eleitores.

Salvador se destaca como o maior colégio eleitoral da Bahia, com 1.969.757 eleitores, seguido por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Essas cidades estão habilitadas a realizar segundo turno, caso necessário.

TV Bahia Foto reprodução

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.