O número de eleitores com 16 e 17 anos aumentou quase 80% desde as últimas eleições municipais. "Para mim, é um poder nas minhas mãos, um poder de escolher quem vai me representar, quem vai melhorar a minha cidade, o meu estado, o meu país”, diz Marcella Procópio de Carvalho, de 17 anos.
O título de eleitor vem com responsabilidades. "Ansiedade de saber que eu tenho uma responsabilidade nas minhas mãos e que eu preciso honrar porque o coletivo precisa de mim”, afirma João Moura, de 17 anos.
A Kethelyn, o João, a Marcella e o Luan aprendem quais as funções de cada político nas aulas de Sociologia.
"Quando nossos estudantes têm efetivamente o conteúdo sobre o assunto que é a democracia, a cidadania, direitos humanos, ele passa a perceber a importância que ele tem no processo”, afirma Cícero Tauil, diretor da Escola Estadual Brasil-Franca e professor de sociologia.
O desejo dos jovens de votar fez o número de eleitores com 16 e 17 anos disparar 78% nessas eleições em relação a 2020, quando escolhemos pela última vez prefeitos e vereadores. São mais de 1,8 milhão de adolescentes que ainda não têm a obrigação de comparecer às urnas, mas já sabem da importância do voto. O número de novos eleitores com menos de 18 anos subiu muito além da média geral e da faixa acima de 70 anos, que também tem voto facultativo.
A diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Flávia Rios, explica que essa vontade dos jovens brasileiros de ir às urnas fortalece a democracia.
"Quando pessoas que não são obrigadas a votar vão às urnas, isso é muito positivo, fortalece a democracia, tem um peso sobre a vida dessas pessoas também, e a juventude está dando um sinal, um cartão verde para o sistema democrático. Então, eu acho isso algo bastante positivo”, diz.
Antes da primeira eleição, Kethelyn Duarte já aprendeu que o compromisso não termina ao apertar a tecla de confirma.
"Pode ter certeza que eu vou estar fiscalizando. E assim, não vale a pena só dar uma proposta. A pessoa também tem que cumprir aquilo que ela prometeu".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.