Nesta sexta-feira (27), o circuito de cinema itinerante Curta na Comunidade chega à comunidade Junco, no distrito do Salitre de Juazeiro (BA), levando exibições gratuitas de filmes. Amanhã (28), a mostra continua no Rodeadouro. Ambas sessões começam às 19h.
A programação já percorreu os bairros Dom José Rodrigues e Malhada da Areia, oferecendo cinema ao ar livre para a população.
Além das exibições, o projeto também promoveu oficinas audiovisuais nas escolas públicas da cidade. Iniciadas em setembro, as aulas passaram pelos bairros Dom José Rodrigues, Malhada da Areia e Rodeadouro, e foram finalizadas em Junco - Salitre. Durante três dias, os estudantes se envolveram em todo o processo de criação cinematográfica, desde a escrita de roteiros até a edição final das cenas.
Fernando Pereira, responsável pela condução das oficinas, explicou que o objetivo é estimular a autonomia dos alunos no processo criativo. "A gente tentou trabalhar ideias que trouxessem um pouco da perspectiva desses alunos, do que eles gostariam de falar, mas também incentivamos e motivamos eles a de forma autônoma", afirmou o oficineiro.
A proposta foi bem recebida pela comunidade escolar. A professora Alexandra Rita Ribeiro da Silva Carvalho, da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, do Junco, ressaltou o impacto das oficinas. "Percebi o envolvimento e a concentração das crianças, a vontade de mexer nas câmeras. Em todo o processo que vocês trouxeram, isso foi de grande valia, eles podem se desenvolver mais na oralidade, na escrita".
A estudante Lara de Lima, do Colégio Estadual Paulo José de Oliveira, também compartilhou sua satisfação com a oportunidade de participar do projeto: "A gravação no Jardim Livre foi minha parte favorita. Além de aprender, eu fiz novas amizades, o que me ajudou a socializar mais", disse, mostrando como o projeto vai além do aprendizado técnico, promovendo também interação social.
Miguel Carvalho Leite, 10, da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim resumiu o entusiasmo geral dos alunos. "Eu nunca tinha usado uma câmera antes. Gostei de gravar com meus amigos, foi divertido".
O Curta na Comunidade é realizado pela Pipa Produções em parceria com a Agência Chocalho de Comunicação e conta com o apoio do Portal Culturama e da Abajur Soluções Audiovisuais.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.