Desde 13 de setembro de 2024, a população pode consultar virtualmente um catálogo com 46 edificações antigas da cidade de Petrolina (PE). A catalogação foi feita pelo projeto de pesquisa intitulado "Estudo e Catalogação dos Métodos Construtivos de Edificações Históricas em Petrolina-PE", vinculado ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o objetivo de manter viva a história e preservar a memória dessas construções.
O trabalho foi orientado pela docente do Colegiado de Engenharia Civil (CCivil) da Univasf, Nailde de Amorim Coelho, e desenvolvido pelo estudante do 6º período de Engenharia Civil, João Pedro Reges Ribeiro. O catálogo está disponível na página do Núcleo de Pesquisas em Estruturas e Construção Civil (Nupecc). Nele, foram disponibilizadas fotos, a descrição histórica e dos materiais de construção constituintes das edificações catalogadas, que compõem os Imóveis Especiais de Preservação (IEP) de Petrolina, identificados pela Lei Municipal N.º 34, de 30 de maio de 2022. A nomenclatura dos imóveis seguiu a definição do Plano Diretor da cidade.
Todo o processo de catalogação durou cerca de um ano. “Primeiro foi realizado o levantamento bibliográfico, posteriormente o estudo da Lei Municipal, cujo objetivo foi identificar os Imóveis Especiais de Preservação e registrar sua localidade. Logo após, iniciou-se o processo de registros fotográficos e, em seguida, a descrição histórica e construtiva das edificações. Por fim, publicamos todas as informações no portal do Nupecc”, relata o discente João Pedro Ribeiro.
O trabalho deu continuidade à catalogação das edificações antigas da região, que iniciou com o inventário das Construções Históricas de Juazeiro (BA), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), em 2023, recebendo menção honrosa na 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf.
Com o registro online, mesmo se houver transformações nas edificações posteriormente, o cenário atual permanecerá preservado no site. Assim, de acordo com a orientadora Nailde Coelho, o projeto contribui para a preservação da memória regional. “O projeto proporciona para a população o registro de imagens e materiais construtivos das construções históricas. Dessa forma, a história está preservada nesse período. Mesmo que haja transformações e modificações, a catalogação irá preservar a memória”, afirma Nailde.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.