Reunião Ordinária CCR é marcada por momento rico e de emoção

21 de Sep / 2024 às 14h00 | Variadas

Momento rico e de muito emoção, perspectiva e desafios a nossa reunião Ordinária CCR - Câmara Consultiva Regional do Sub-Médio do São Francisco e Comitês da Bacia Hidrográfica em Petrolina, nos dias 12 e 13/09 24, no Hotel Petrolina Palace. Foi inaugurado também um novo espaço administrativo do CCR. Chamar atenção para apresentação do nosso GT  Grupo de Trabalho "Mulheres das Águas, das florestas e do Campo da CCR do Submédio. 

A ideia surgiu a partir da nossa vivência e lugar de fala voltada para as questões das águas e meio ambiente nos espaços que permeia o Comitê que  seja Público, Usuário e Sociedade Civil. Destaque para fala de Valda Aroucha, chamando atenção para a  proximidade da Revisão do Plano de Recursos Hídricos do CBHSF, para iniciar em 2025, daí a importância para ser revisto a participação dessas mulheres buscando a equidade das relações de gênero nas políticas públicas  principalmente no momento em que em que se discute a crise climática nacionalmente e internacionalmente. Desde já parabenizar a tod@s mulheres que estiveram presente nesse evento.      

Agradecer ao nosso Coordenador da CCR Cláudio Ademar da Silva , na sua sensibilidade por acreditar nessa semente que a partir de então começa a germinar. 

Nós Mulheres representamos mais de 52% do nosso planeta é um paradoxo muito grande quando no exercício de nossa representatividade nos espaços do poder Legislativo das 513 cadeiras apenas 92 (17,9%),são ocupadas por mulheres.                                            

Isso reflete substancialmente nos espaços de poder em relação aos Comitês e suas Diretorias por os mesmos ser um espaço na sua maioria voltado para Eles. Acredito que a partir do nosso GT, podemos discutir e repensar um modelo de forma a garantir e estimular a participação dessas mulheres como forma reparatória dessa distribuição desigual da Água na gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pensar no cuidar da Água é a nossa Missão. 

A sobrecarga a nós imposta pelo machismo, que é estrutural, sexista e misógina nos dar coragem de romper esse ciclo de invisibilidade e dar visibilidade aquelas que de fato são protagonista da luta sem medo de ser feliz. Junt@s somos mais fortes. Suely Nelson Argôlo - Presidenta do Comitê de Bacias Hidrográfica do Salitre e Sub-Médio do São Francisco, Diretora do SINDAE, Membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial,Membro Movimento Popular e Cidadania, Ambientalistas e Assistente Social da CERB.
 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.