Agricultura Familiar da Bahia marca presença no maior Congresso Internacional de Nutrição Funcional

17 de Sep / 2024 às 15h00 | Variadas

A agricultura familiar da Bahia estará presente no maior congresso de Nutrição Funcional do mundo, marcando sua participação na XVIII edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado pela VP - Centro de Nutrição Funcional, que acontece de 19 a 21 de setembro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com um estande exclusivo, o evento contará com a participação de oito cooperativas baianas, que irão expor e comercializar produtos que estão em sintonia com o universo da nutrição funcional e sustentável.

O Congresso também será palco para o lançamento do Flocão de Milho Crioulo da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), desenvolvido em parceria com o Chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó. Feito com milho vermelho, o Flocão de Milho milho Crioulo possui quatro vezes mais ferro do que o milho convencional. Com seu sabor intenso e produção sustentável em sistemas agroflorestais, o Flocão promete conquistar o público e fortalecer a imagem dos produtos da agricultura familiar como alimentos de alta qualidade nutricional.

Além do Flocão, estão disponíveis outros produtos da agricultura familiar, a exemplo de mel orgânico, amêndoa de castanha de caju, azeite e óleo de licuri, nibs de cacau, chocolates, palmito, entre outros. As cooperativas participantes estarão representando o melhor da produção da agricultura familiar baiana, que valoriza práticas sustentáveis e o cuidado com a saúde.

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, a participação das cooperativas no congresso é uma oportunidade de fortalecer o papel da agricultura familiar no cenário da alimentação saudável. "Este evento destaca a importância da agricultura familiar da Bahia em fornecer alimentos saudáveis e de alta qualidade, alinhados com a nutrição funcional. É uma grande vitrine para nossos agricultores, permitindo que eles se conectem com nutricionistas e profissionais da saúde, ampliando a visibilidade e o mercado para esses produtos, que fazem parte da nossa identidade e cultura".

O evento, que reúne mais de cinco mil nutricionistas e especialistas de diversos países, também será uma oportunidade de divulgação do projeto do Governo da Bahia, Bahia que Produz e Alimenta, executado pela CAR, que fortalece a segurança alimentar e nutricional no estado, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Valéria Paschoal, CEO da VP - Centro de Nutrição Funcional, destaca a participação da agricultura familiar da Bahia. "Estou muito honrada com a participação do Governo da Bahia, por meio da CAR, na celebração dos 25 anos da VP e do Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O evento será emocionante e a Bahia, com todas as suas cooperativas, socializando esses produtos maravilhosos em oficinas culinárias e em palestras temáticas, fará desse evento uma edição especial, inesquecível".

A Cozinha Show, uma arena dedicada a oficinas culinárias e rodas de conversa, será outro ponto alto do evento. O espaço contará com a participação de renomados chefs de cozinha, como Lu Rocha, Renato Caleffi e Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, que irão explorar os alimentos da sociobiodiversidade brasileira, incluindo produtos da agricultura familiar da Bahia, a exemplo do licuri, da castanha de caju e do nibs de cacau. Esses ingredientes serão utilizados em receitas que ressaltam a riqueza nutricional e gastronômica dos biomas brasileiros.

O Congresso Internacional de Nutrição Funcional já é considerado o maior do mundo na categoria, com mais de 150 palestrantes e 100 expositores. Além disso, o tema da sustentabilidade será uma constante em todas as atividades do evento, reforçando o papel da agricultura familiar e dos produtos orgânicos e sustentáveis como pilares para uma alimentação saudável e consciente.

 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.