Na noite da sexta-feira (13) o médico, poeta, escritor, jornalista e músico José Carlos Capinan recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A homenagem (por causa de honra, em latim) é um reconhecimento acadêmico, que é entregue por universidades aos que se destacam muito em sua na área de atuação.
Visivelmente emocionado, Capinam agradeceu à Universidade, ao receber a homenagem. “Agradeço muito honrado o título. [...] A Ufba traz em sua história a consolidação do conhecimento científico aliado à forte presença no âmbito das artes", disse o artista.
"O título de doutor honoris causa tem para mim a dimensão de um reconhecimento de minha inserção das culturas, seja ela da música, da poesia, do teatro, seja como ativista e gestor cultural dedicada à cultura da minha Bahia e mais extensivamente um apaixonado pelo Brasil, notável país da América pelo qual sou louco", parafraseou Capinam.
Capinam é um dos expoentes do movimento Tropicália, considerado um dos principais letristas da Música Popular Brasileira (MPB), que teve suas composições ao lado de Edu Lobo, Fagner, Gilberto Gil, Jards Macalé, Paulinho da Viola e outros.
Também há uma lista dos que cantaram as suas canções, a exemplo de Gal Costa, Caetano Veloso, Elis Regina, João Bosco e Maria Bethânia. Como compositor, o baiano é responsável pelos sucessos “Soy loco por ti, América”, “Moça Bonita”, “Coração Imprudente”, “Papel machê” e muito mais. Além disso, Capinam também escreveu para o teatro a peça Bumba Meu Boi, musicada por Tom Zé.
Capinam também foi diretor da TV Educativa da Bahia (TVE) (1985), secretário Municipal de Cultura de Camaçari (1986), secretário estadual de Cultura da Bahia (1987-1989) e preside, atualmente, o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.