TRE-PE realizará testes de Integridade e Autenticidade das urnas eletrônicas

13 de Sep / 2024 às 15h00 | Eleições

No dia anterior ao 1º turno das eleições de 2024, marcado para 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará o evento público que irá definir as 35 urnas eletrônicas que serão usadas no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e no Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Essas duas auditorias acontecem a cada turno das eleições desde 2002, e têm como objetivo validar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas. 

Como funciona? No sábado, dia 5 de outubro, a partir das 7h, em uma cerimônia pública, na sede do TRE de Pernambuco, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), formada por  servidores do Tribunal e presidida pela Juíza Sandra Beltrão, irá definir de forma aleatória ou por sorteio as 35 urnas eletrônicas que serão destinadas às auditorias.

A quantidade de urnas utilizadas nas auditorias e as instituições que irão participar, definindo as urnas, são determinadas pela Resolução TSE nº 23.673/2021 - incluindo Ministério Público, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, partidos, coligações e federações partidárias. O evento é público e pode ser acompanhado por todos, presencialmente ou por meio de transmissão on-line, no canal do TRE de Pernambuco no YouTube. Para participar de forma presencial é necessário preencher o formulário de credenciamento e enviar para o endereço [email protected], até o dia 26 de setembro de 2024.

 

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.