De janeiro até o mês de agosto, a Bahia somou 3.265 focos de queimadas. Com isso, o estado é o segundo da região Nordeste com o maior registro de ocorrências, através apenas do Maranhão (6.658 queimadas). Os incêndios florestais podem ser favorecidos por um fator natural: a combinação entre falta de chuva, ventos fortes e altas temperaturas. Na Bahia, esse fenômeno é esperado até o próximo mes de outubro, mas, em 2024, os problemas chegaram mais cedo.
Em comparação com todo o país, o território baiano fica na 11ª posição. Os estados do Mato Grosso (21.694), Pará (14.794) e Amazonas (12.696) lideram o índice geral.
O levantamento é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a situação em todo o Brasil. De acordo com os dados detectados pelo Inpe, a situação é mais crítica no oeste do estado.
A falta de chuva chama a atenção. A REDEGN destacou que em Juazeiro Bahia a última chuva intensa aconteceu no mês de abril. Confira Aqui.
As queimadas e incêndios florestais são preocupantes já que elas trazem risco a vida e a saúde das pessoas, causando principalmente problemas respiratórios, além de impactar na fauna, flora, e aumentar o aquecimento global. Por isso, é importante termos alguns cuidados para evitar novas ocorrências:
Não ateie fogo em área de vegetação sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;
Não utilize fogo como agente de limpeza ou para renovar a pastagem;
Não queime lixo, folhagens e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação;
Não lance “bituca” de cigarro, latas e garrafas de alumínio ou vidro pela janela do veículo, especialmente em rodovias ou estradas;
Evite fazer fogueiras, principalmente em áreas com muita vegetação;
Não solte balões. Além de ser crime conforme a Lei de Crimes Ambientais, o balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal;
Não soltar fogos de artifício próximos a vegetações;
Cuidado com transporte, acondicionamento e manuseio de líquidos inflamáveis.
O que fazer em caso de queimadas
Caso você veja algum local em que esteja acontecendo uma queimada ou incêndio florestal ligue para os bombeiros através do número 193, informando a localização exata com um ou mais pontos de referência. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denú[email protected], diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.