Faltam 30 dias para as eleições 2024 e os 15.434 candidatos a prefeito registrados no Tribunal Superior Eleitoral correm – às vezes literalmente – para convencer o eleitorado de que suas propostas são melhores que as de seus adversários.
A tragédia sofrida por Porto Alegre escancarou a necessidade de os municípios estarem preparados para o “novo normal” e, em um contexto de agravamento da crise climática e de perda de biodiversidade, saber o que o seu candidato planeja para o meio ambiente é fundamental.
Para entender como a política municipal se relaciona com a proteção ao meio ambiente, e o que cobrar daqueles que a partir de 2025 vão comandar os 5.570 municípios do Brasil, ((o))eco conversou com Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.
Confira entrevista na integra Aqui, Rodrigo Corradi, do ICLEI, explicando como as políticas municipais impactam o meio ambiente. “Plataforma dos candidatos não pode conter apenas generalidades. Além da ideia de ter um plano, é importante que a pessoa [candidato] possa dizer ‘Eu estou acreditando que eu posso fazer isso porque eu vi em outro lugar, porque eu acompanho o debate, porque eu entendo que é importante’.
No início do mês de agosto a REDEGN destacou que Juazeiro e Petrolina têm dia que o calor supera os 40 graus. Sensação térmica no asfalto é insuportavél. Zona Rural, famílias de agricultores em alguns locais sem água potável e sequer cisternas. Calor abrasador.
Estas duas cidades, fazem parte de um cenário que a REDEGN destaca também acontecer nos demais municípios do Vale do São Francisco e Norte da Bahia.
Em meio ao período mais quente registrado na história, o calor ainda é um assunto coadjuvante nas eleições municipais, na maioria ainda que com propostas pouco detalhadas, o tema calor mal aparece nos programas de candidatos a prefeito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.