Maioria dos brasileiros com contas atrasadas priorizam pagar internet e celular em vez de outros serviços básicos, diz pesquisa

05 de Sep / 2024 às 12h00 | Variadas

Uma pesquisa mostra qual é a prioridade dos brasileiros na hora de pagar as contas atrasadas. Muitas contas e pouco dinheiro. Essa é uma equação que cada um resolve do jeito que der. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o Brasil tem hoje 68 milhões de inadimplentes. Na lista de contas atrasadas, o cartão de crédito, as contas de água e luz e o cheque especial são apontados como vilões.

A mesma pesquisa mostra que o risco de ter o serviço cortado faz uma grande parcela de inadimplentes se apressar em quitar a dívida. Mas não é qualquer uma, não. Quando tem que escolher entre o que dá para pagar, a pesquisa revela que a maioria dos consumidores escolhe manter a conta da internet em dia porque ela é ferramenta de trabalho.

É assim que a Guacira Barbosa do Nascimento lida com as faturas que chegam. Esse mês, não deu para quitar todas. A luz, por exemplo, está atrasada. A única conta em dia é a da internet. Prioridade máxima, porque ela trabalha com o celular.

“Eu trabalho com festa. 'Guacira, está precisando de uma pessoa para trabalhar'. Aí vou fritar salgado, vou servir. No meu ramo de trabalho, nos meus bicos que eu faço, a internet é fundamental”, diz.

Às vezes ainda acontece de ter a internet cortada por falta de pagamento. Aí, ela dá um jeitinho.

"Cata wi-fi no vizinho, sinal do vizinho. Ou então, se eu não tenho, eu peço: 'Me dá a senha do teu wi-fi’”, conta Guacira. A sorte é que a vizinha tem a mesma prioridade dela.

No ranking das contas prioritárias para pagamento, a pesquisa mostra que, depois da internet, vêm o telefone, as contas de água e luz, TV por assinatura, cartão de crédito e plano de saúde.

Cada um sabe onde o cinto aperta, mas é preciso ficar atento. Os especialistas em finanças afirmam que tudo bem em priorizar a internet porque ela gera renda, mas não dá para descuidar também das contas que podem deixar a dívida maior.
 

Jornal Nacional/TV Globo Foto Reprodução

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.