No Brasil, estudantes do ensino médio de escolas integrais abandonam menos os estudos em comparação com os das escolas regulares, com índices de evasão de 3,1% e 4,3%, respectivamente.
Essa diferença é ainda mais evidente nas regiões Norte e Nordeste, nas quais o abandono chega a ser três vezes maior nas escolas regulares, com destaque para os estados de Maranhão (0,9% e 3,6%), Tocantins (0,6% e 2,2%) e Pernambuco (0,5% e 1,6%).
Os dados exclusivos, calculados pelo Instituto Sonho Grande (ISG) em parceria com o Instituto Natura, foram levantados com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado na quarta-feira (14/8) pelo Ministério da Educação (MEC). “Isso mostra que o modelo integral, ao oferecer um ambiente mais acolhedor e conectado às necessidades dos estudantes, faz com que os jovens permaneçam na escola e colabora para promover um aprendizado mais consistente", comenta Ana Paula Pereira, diretora-executiva do ISG.
“Temos bons exemplos de que um caminho possível e sólido, com bons resultados já no curto prazo, é a expansão de escolas integrais. Estados que expandiram consideravelmente conseguiram melhorar os resultados desse modelo, como Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso e, principalmente, Paraná, que triplicou o número de escolas integrais no ensino médio nos últimos 4 anos e viu o Ideb do integral crescer 0,5 no mesmo período”, defende Ana Paula.
São consideradas integrais as escolas que oferecem ao menos uma turma da última série do ensino médio com uma carga horária superior a 7 horas por dia, conforme o Censo Escolar 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponibilizado em fevereiro deste ano, o Censo mostra que o número de matrículas em tempo integral da educação básica alcançou a taxa de 21%, próximo à meta do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, de 25%. Com maior proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública, lideram Pernambuco (66,8%), Paraíba (55%) e Ceará (49,1%).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.