CPT denuncia falta de água e se solidariza com famílias de agricultores reassentadas de Itaparica

15 de Aug / 2024 às 15h30 | Variadas

Conforme publicado na segunda-feira, 12, aqui na REDEGN, Agricultores do Sistema Itaparica ocupam o eixo leste da Transposição das águas do Rio São Francisco, a situação dos agricultores de familias reassentadas de Itaparica continua critica e sem uma solução.

A Comissão Pastoral da Terra, Sertão de Pernambuco se manifestou através de nota. Confira:

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Sertão de Pernambuco se solidariza e apoia as famílias agricultoras reassentadas de Itaparica, que enfrentam uma grave situação em sua luta por água e por condições dignas de vida e trabalho. Desde a madrugada desta quarta-feira, 1h da manhã, essas famílias estão ocupando o eixo leste da transposição do Rio São Francisco, no município de Floresta.

Entendemos que esta ação reflete a desesperadora necessidade de diálogo e ação por parte das autoridades. As famílias reivindicam a revitalização dos perímetros irrigados e a reabertura da mesa de diálogo entre o governo federal e os representantes dos reassentados. Essas demandas são urgentes e essenciais para a sobrevivência e dignidade dessas comunidades.

A CPT Sertão de Pernambuco se coloca ao lado dessas famílias e reforça a importância de uma resposta imediata e concreta por parte do governo e do congresso. É imprescindível que os direitos dessas famílias sejam respeitados e que o acesso à água, elemento vital para a vida e o trabalho, seja garantido.

A luta pela terra e pela água é justa, necessária e urgente. Que o diálogo seja retomado e que as reivindicações das famílias reassentadas sejam atendidas.

CPT Sertão de Pernambuco
Afogados da Ingazeira - PE, 15 de agosto de 2024.

redação redegn

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.