A professora Jéssica Marinho, 29 anos, tem gêmeos de três meses. Miguel e Samuel nasceram prematuros e precisaram ficar mais de um mês internados no Hospital Dom Malan (HDM), da rede estadual de saúde em Petrolina. Jéssica participou do ‘Mamaço’, evento em que várias mães amamentam como forma de estimular a amamentação dos bebês pelos menos até os seis primeiros meses de vida.
“No início foi bem difícil, desafiador e eu recebi todo o apoio da equipe do Biama. Ainda é desafiador, mas vale muito a pena. Meus filhos nunca sequer griparam e eu não trocaria esse esforço que eu faço pelos dois por nada, ” destacou.
O ‘Mamaço’ evento encerrou na sexta-feira (2). o II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano promovido pelo HDM Ismep na Semana Mundial de Aleitamento Materno, que traz como tema esse ano: Amamentação, apoie em todas as situações. A fisioterapeuta Ludmila Remígio, de 34 anos, fez questão de participar do ‘Mamaço’. “Quando eu tive meu primeiro filho eu não consegui amamentar na maternidade. Na alta eu fui direto para o Biama, indo todos os dias. Quando a gente chega lá e a equipe ajuda, a gente sente que as mãos delas são diferentes das nossas e a amamentação flui. Lá eu conseguia ordenhar, amamentar e ainda sobrava. E por essa experiência eu senti vontade de me tornar uma mãe doadora. Hoje amamento meu segundo filho e também faz doação de leite para o Biama,” relatou.
Reconhecimento
Jéssica ressaltou que veio participar do ‘Mamaço’ por gratidão aos profissionais do Biama, em especial a médica pediatra e coordenadora do banco de leite humano, Dra. Flávia Guimarães. “Ela sempre chamou meus filhos pelo nome. O fato dela ser humana a ponto de lembrar do seu filho me deixa sem palavras. Eu sentia acolhida por parte dela. Estou aqui por gratidão a ela, ” frisou Jéssica.
“Eu gostaria de dedicar tudo que vivenciamos nesses dois dias de simpósio ao fruto do nosso trabalho, representado aqui pelos bebês, entre eles os gêmeos Samuel e Miguel. Eles estão crescendo fortes e saudáveis graças ao trabalho da equipe do Biama, ” ressaltou a coordenadora do banco de leite humano, Dra. Flávia Guimarães.
Além da Dra. Flávia a equipe do Hospital Dom Malan rendeu homenagens também a enfermeira e gerente do Biama Joice Fonseca pelos 10 anos de serviços prestados ao Banco de Leite. “Eu me emociono porque eu aprendi tudo o que sei sobre amamentação com essa equipe. Eu sou muito grata, ” disse Joice.
Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno
A programação do II Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan prossegue até a próxima terça-feira (06), com o dia do laço dourado que simboliza a campanha mundial de aleitamento materno e o forró do peito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.