Documentário '2 de Julho: A Retomada' estreia no Youtube da TVE

26 de Jul / 2024 às 18h30 | Variadas

Nesta sexta-feira (26), às 19h, estreia no canal da TVE no Youtube o documentário '2 de Julho: A Retomada', filme que documenta a jornada do líder camponês baiano Joelson Ferreira por diversas comunidades negras e indígenas da Bahia ao longo de 2023, ano que marcou o bicentenário das lutas no estado que consolidaram a independência do Brasil.

A obra ficará disponível após a estreia e poderá ser assistindo através do link youtube.com/tvebahia.

'2 de Julho: A Retomada' estreou na TV aberta no dia 04 de julho, na TVE, e agora faz sua estreia digital no canal oficial da emissora pública da Bahia no Youtube através da parceria entre a TVE e os diretores do filme, fechando assim o mês de julho e as comemorações da independência do Brasil na Bahia. 

No filme, Joelson, que é uma liderança histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na Bahia e um reconhecido intelectual popular, conversa com outras lideranças e intelectuais dos movimentos sociais de várias localidades associadas às lutas de independência para revelar memórias esquecidas do Dois de Julho, destacando a participação central de negros e indígenas nesse processo. O protagonista visita lugares como Itaparica, Cachoeira, Salvador, Salinas de Margarida, Valença, Ilhéus, bem como no assentamento Terra Vista, em Arataca, onde ele reside.

O documentário foi dirigido pelo jornalista e antropólogo Spensy Pimentel e pela documentarista Joana Moncau, de Porto Seguro. A obra está articulada com as pesquisas que Pimentel, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vem desenvolvendo junto às comunidades do sul da Bahia nos últimos nove anos, e tem como objetivo enriquecer o debate sobre a participação negra, indígena e popular no Dois de Julho e contribuir para a divulgação em nível nacional da importância das lutas de 1822-23 para a verdadeira independência do Brasil.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.