Univasf terá Mestrado Acadêmico em Ensino no Campus Senhor do Bonfim

25 de Jul / 2024 às 07h30 | Variadas

O Mestrado em Ensino é o mais novo curso de pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENS) será o primeiro mestrado ofertado no Campus Senhor do Bonfim. O novo curso será um mestrado acadêmico cuja proposta é promover a formação de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para demandas educativas contemporâneas da educação básica e ensino superior na região.

A formação do Programa de Pós-Graduação em Ensino começou em 2022, com uma comissão de implementação composta por docentes de cursos de licenciaturas da Univasf, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A comissão então estruturou um projeto de criação de mestrado que atendesse as necessidades da realidade educacional e da formação de professores no contexto do semiárido. Após passar pelas avaliações processuais da Univasf, o projeto foi submetido à avaliação da Capes em janeiro de 2024, e o resultado final foi divulgado na última quinta-feira (18).

O espaço sociogeográfico da cidade de Senhor do Bonfim contribuiu para que o campus fosse escolhido para ofertar o mestrado. Por estar localizado no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (BA), que possui um conjunto de escolas de educação básica, públicas e privadas, com um quantitativo de alunos e docentes considerável, o campus contribuirá para que o Programa amplie a formação dos professores que atuam nessas escolas, e a qualificação de estudos sobre as dinâmicas e necessidades desse contexto educativo. Este foi um dos pontos considerados pela Capes para a aprovação do curso.

O docente do Colegiado de Licenciatura em História da Univasf, Albano de Goes Souza, participa da comissão de implementação do mestrado desde o início e foi o coordenador da proposta na submissão. Após a aprovação do curso, foi escolhido como coordenador do mestrado junto com o docente do Colegiado de Ciências Sociais Adelson Dias de Oliveira, vice-coordenador do novo programa.

Segundo Souza, o PPGENS possui como base a estrutura dos cursos de licenciatura da Univasf, com o objetivo de fortalecer o campo da formação de professores e com isso, introduzir a instituição no campo do Ensino e Educação como uma área do conhecimento para além das tecnologias, engenharias e saúde. “A formação de professores é um dos pilares que estrutura nossa instituição. O Campus Senhor do Bonfim possui atualmente licenciaturas que oportunizam a formação de profissionais com saberes necessários para atuação na complexidade da educação desenvolvida no contexto do semiárido”, comenta o docente, que também atribui a aprovação do curso a uma conquista da comissão, como fruto da coletividade docente e plural.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos, a aprovação do novo mestrado é um marco para a Instituição, pois sendo o primeiro mestrado com sede no Campus Senhor do Bonfim, contribuirá para que o município seja referência em formação docente em nível de pós-graduação stricto sensu. “O Mestrado Acadêmico em Ensino é importante, pois além de promover a formação de pesquisadores e educadores para atuação com ensino e aprendizagem na região do semiárido nordestino, contribui com a expansão da pós-graduação da Univasf em campi afastados da região sede”, comenta a pró-reitora.

Com a aprovação do Mestrado em Ensino, a Univasf passa a contar com 20 programas de pós-graduação em nível de mestrado e com cinco cursos de doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univasf terá 20 vagas anuais e a seleção da primeira turma do mestrado está prevista para 2025. Mais informações sobre os cursos de pós-graduação da Univasf estão disponíveis no link.

Portal Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.