Na última sexta-feira (5), o Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, foi palco da sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, celebrado no último dia 27 de junho.
A sessão foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e buscou reconhecer a importância cultural e social do movimento cultural, reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional.
O evento recebeu representantes das três entidades juninas profissionais do Distrito Federal (Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno, União Junina do Distrito Federal e Entorno e Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno), de grupos de forró, das quadrilhas juninas da capital e também da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
O movimento cultural das quadrilhas é um dos maiores do Brasil, com representantes de várias regiões. Somente em Brasília existiam mais de 50 grupos profissionais e alguns com mais de 40 anos de história. A capital também colecionava títulos nacionais. “É uma cultura popular importante que a gente precisava ajudar e manter. São mais de 50 grupos juninos do Distrito Federal, distribuídos entre as entidades, que disputavam não só localmente, mas também em outros estados e até fora do país. É um movimento consolidado hoje que eu tenho muito orgulho em participar”, afirmou o senador Izalci Lucas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.