Anvisa publica instruções e atualiza sistema de busca por medicamentos similares para pacientes

03 de Jul / 2024 às 22h00 | Variadas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas instruções e atualizou o sistema para que pacientes e profissionais de saúde consigam obter informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis. 

A nova ferramenta vai possibilitar e definir como medicamento similiar aquele que contém os mesmos princípios ativos, concentração, forma farma?eutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Segundo publicação da Agência Brasil, esses remédios podem ser diferenciados apenas por características como tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos. 

“Atualmente, a grande maioria dos medicamentos similares já tem comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que garante a substituição de forma segura”, explicou  à agência de saúde.

A Anvisa publicava desde 2014 uma lista atualizada de medicamentos similares intercambiáveis. A estrutura, de acordo com o órgão, não era produtiva, já que a lista se torna ultrapassada sempre que um registro de medicamento similar é publicado, o que pode acontecer quase toda semana. 

Agora, com as novas normas para se obter os medicamentos similares intercambiáveis, por meio de um sistema de consultas, a proposta torna com que as informações sejam atualizadas diariamente, possibilitando dados mais recentes do que a publicação de listas.

 

Bahia Notícias/Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.