O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, realizará no dia 3 de julho, das 8h às 13h, no Auditório da Biblioteca da Univasf, o 1º Simpósio sobre Dengue: Diagnóstico, Tratamento e Medidas de Prevenção.
O HU é um dos pontos de referência no tratamento da Dengue na região, em conjunto com a UPA 24h e Unidades Básicas de Saúde.
O Simpósio, organizado pela equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital, é direcionado a médicos e enfermeiros da Rede de Saúde da VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) e profissionais de saúde do HU-Univasf, e tem como objetivo atualizar profissionais da rede de atenção à saúde sobre o manejo do paciente com Dengue, integrando diversas esferas do conhecimento em saúde coletiva.
Ao todo, estão ofertadas 400 vagas, para os municípios da VIII Geres e para profissionais do HU-Univasf. Para participar do evento é necessário realizar a inscrição através do formulário eletrônico: https://bit.ly/simpdengue. Para os profissionais vinculados ao município de Petrolina, a inscrição pode ser solicitada junto aos gestores imediatos.
A chefe do Setor de Gestão e Ensino, Luciana Mendes, explica que a motivação para realização do simpósio surgiu a partir da construção do Plano de Contingência da Dengue, no início desse ano. "Percebeu-se a importância de manter profissionais, residentes e estudantes atualizados sobre o cuidado e sobre os fluxos assistenciais da rede de saúde", disse.
O evento contará com palestras ministradas pelo médico infectologista Samuel Ricarte e pela enfermeira Raquel Loura, ambos do HU-Univasf, de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e da VIII Geres, regional de saúde que abrange os municípios pernambucanos de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, totalizando cerca de 475 mil habitantes.
Sobre a Dengue
De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até 27 de junho de 2024, o Brasil registrou 6.148.161 casos prováveis de Dengue. Na região Nordeste, Pernambuco é o segundo estado com o maior número de casos prováveis da doença, já são mais de 26 mil.
A dengue é uma doença viral causada pelo vírus (DENV) do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. Com quatro sorotipos diferentes - DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4 - , a principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Outras formas menos comuns incluem transfusão de sangue e transmissão de gestante para bebê. É importante ressaltar que não há contágio por contato direto com pessoa doente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.