O Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope), no Sertão de Pernambuco, lançou a Campanha Junho Vermelho. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue e abastecer os estoques, que sofrem baixa neste período em todo o estado. O estoque no hemocentro do município é estável, mas é baixo o número de doadores do tipo “O negativo”.
O Hemope funciona de segunda a sexta, das 7:30 às 11:30 na Rua Pacífico da Luz, S/N, Centro. Para doar é preciso apresentar documento de identidade com foto emitido por órgão oficial (RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.). Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (87) 3866-6601 ou (87) 3182-5866.
Para fazer a doação é preciso ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (sendo que o limite de idade para primeira doação é de 60 anos) ou autorização do responsável que tenha 16 ou 17 anos. Outros critérios como pesar acima de 50 kg, não ter diabetes, estar alimentado (com refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação), não ingerir bebida alcoólica e nem fazer uso de outras drogas nas últimas doze horas são obrigatórios.
O Hemope também orienta que a doação não deve ser feita com o intuito de verificar se está com aids ou outra doença contagiosa. Existe um período que leva para essas doenças aparecerem em exames, a chamada janela imunológica. Por isso, caso tenha se exposto ao risco de contração de doenças, a recomendação é procurar um médico para fazer exames.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.