A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Banco Central, está executando em cerca de 40 escolas de ensino fundamental da rede municipal de Ensino, o programa Aprender Valor. A adesão ocorreu este ano.
"O programa é operacionalizado dentro de uma plataforma, onde os gestores, coordenadores pedagógicos e professores terão acesso a formações online e a diversos projetos escolares com enfoque na educação financeira e estes projetos poderão ser desenvolvidos na sala de aula", explica a coordenadora do Programa no município, Heleni Vieira Borges, acrescentando que neste momento "estamos na etapa de diagnóstico, onde iremos identificar o nível de letramento financeiro de nossos alunos, para a partir deste levarmos a educação financeira, de forma que este ensino seja integrado a outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa, a Matemática e Ciências Humanas", acrescentou.
O Programa - Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.
"Aderimos ao programa por considerarmos uma importante ferramenta no favorecimento do processo de letramento dos alunos na educação financeira, integrado à língua portuguesa e matemática, como também no desenvolvimento de competências e habilidades dentro do tema que contribui com aprendizagens e planejamentos financeiros, onde os alunos aprendem a ganhar, a poupar e a gastar com responsabilidade, potencializando, assim, a ideia de autodisciplina e independência financeira", pontuou o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.
Avaliação de diagnóstico - as escolas da rede municipal de ensino de Sento-Sé, com alunos no perfil do programa, iniciaram a avaliação de diagnóstico do letramento financeiro na primeira semana deste mês e tem até o dia 28 de junho para realizar a avaliação.
"Concluímos no final da semana passada as avaliações diagnósticas com as turmas de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental dos Anos Finais. O Programa Aprender Valor veio com a proposta de incluir a educação financeira no currículo escolar dos nossos alunos, algo que é de extrema necessidade para o público que atendemos, e a inserção dessa temática no contexto escolar possibilita ao estudante um conhecimento mais aprofundado sobre o dinheiro, trazendo assim, inúmeros benefícios para todos", avaliou o gestor do Colégio Municipal Dep. Jayro Sento-Sé Modelo CPM de Gestão Compartilhada, Wellington Dias de Carvalho Júnior.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.