Prefeitura de Sento-Sé promove roda de conversa com foco na inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino

06 de Jun / 2024 às 08h00 | Variadas

Em continuidade ao desenvolvimento de ações com foco na promoção da inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quarta-feira (05) uma Roda de Conversa com coordenadores pedagógicos das escolas da sede, professores cuidadores e técnicos da SME, no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento teve como tema "Transtorno do Neurodesenvolvimento: Cuidar para incluir" e foi conduzido pela Psicóloga pós graduada em Neuropsicologia e em Reabilitação neuropsicológica, Josiane dos Santos Barbosa. "Apresentamos aos participantes sugestões de intervenções, atendimento individualizado e em pares, orientação familiar, funções cognitivas, entre outros tópicos, que ajudam a conhecer e socializar os transtornos do neurodesenvolvimento. Na educação especial inclusiva esses conhecimentos geram efeitos benéficos a todos os estudantes, não apenas àqueles que têm alguma deficiência, além de promover ganhos na socialização e no desenvolvimento emocional de todos", destacou Josiane.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da SME, Josenilde Evangelista, o objetivo da ação é levar cada vez mais conhecimento aos profissionais da rede municipal de ensino sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e possíveis comorbidades. "Nesse primeiro momento estamos trabalhando com os profissionais que trabalham nas escolas da sede e posteriormente realizaremos outro momento com os profissionais que trabalham nas escolas do interior", ressaltou.

O Secretário Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, afirma que a proposta é tornar a Rede Municipal de Ensino cada vez mais inclusiva.  "A nossa missão é proporcionar um ambiente agregador, e para isso é importante qualificar os educadores, para que eles sejam agentes desta transformação dentro da escola, e também incentivem a realidade da inclusão junto aos pais e familiares das crianças, só assim podemos promover um ensino com a qualidade que os nossos estudantes merecem", finalizou o secretário.

Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE Fotos: Alex Antunes

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