Sobradinho: Entrega do Leite é realizada com palestra e atualização de cadastro para as famílias contempladas pelo programa municipal

05 de Jun / 2024 às 13h30 | Variadas

Com o objetivo de promover o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional para as crianças do município, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social- SEADS, em parceria Departamento do Programa Bolsa Família e Cad Único, realizou na última terça-feira (28) a entrega do leite na sede do CRAS, para as famílias cadastradas no Programa do Leite.

Os beneficiários assistiram a uma palestra ministrada pela Coordenadora do Programa Bolsa Família e Cad Único, Polliana Cássia Pacheco, que abordou sobre as condicionalidades para o recebimento do beneficio.

"As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O cumprimento das condicionalidades é regra essencial para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro. O objetivo das condicionalidades é assegurar o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família às políticas sociais básicas de saúde, educação e assistência social e, dessa forma, promover a melhoria da situação de vida dessas pessoas," explicou a Coordenadora.

O Secretário Raimundo Nonato de Oliveira falou sobre a importância da atividade.

"Hoje aproveitamos a oportunidade de entrega do Leite para esclarecer as famílias sobre a importância dos beneficiários obedecerem às condicionalidades para o recebimento do benefício. Sabemos que população mais carente possui uma grande necessidade dos programas assistenciais, deste modo, o principal objetivo da ação de hoje foi levar esclarecimento a todas as famílias acerca de seus direitos," Destacou o secretário.

Condicionalidades do PBF Saúde

Acompanhamento do calendário de vacinação e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; pré-natal para gestantes e acompanhamento para as mães que amamentam; frequência escolar de 85% para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos; acompanhamento de ações socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil.

As famílias que não cumprem as condicionalidades podem receber algumas sanções, que são gradativas, ou seja, a cada descumprimento identificado, as famílias podem ser advertidas, ter o benefício bloqueado ou suspenso e até mesmo ser desligada dos programas sociais oferecidos nas esferas federal, estadual e municipal

Ascom/PMS

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.