"A gente tem obrigação de fazer cultura para preservar as tradições, contar a própria história. Luiz Gonzaga, Exu Pernambuco. Essa frase está em destaque na sala de aula de aula do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, localizado no bairro Piranga, em Juazeiro Bahia.
A íidéia é da Secretária de Educação do Estado da Bahia que está implantado painéis inspiradores nas escolas da rede, com frases de personalidades de diferentes áreas, como música, literatura, ciência, arte, esporte e cultura.
Nas salas de aula, bibliotecas, nos laboratórios, auditórios, refeitórios e até nas áreas externas, é possível visualizar as mensagens de escritores, cientistas e artistas como Luiz Gonzaga, Anísio Teixeira, Paulo Freire, João Ubaldo Ribeiro, Darcy Ribeiro, Cora Coralina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares, Dorival Caymmi, Lázaro Ramos, Raul Seixas, Emicida, Irmã Dulce e Albert Einstein.
A REDEGN recebeu foto do professor e pesquisador Sandro Batista. O objetivo é homenagear as personalidades baianas, brasileiras e até estrangeiras e, principalmente, inspirar a comunidade escolar, contribuindo para despertar a curiosidade e o senso crítico dos alunos.
“As mensagens também contribuem para promover a reflexão sobre temas diversos, como solidariedade, amizade, diversidade, respeito, inclusão, sonhos e cultura de paz, incentivando os estudantes na busca pelo conhecimento e crescimento pessoal e a terem atitudes positivas no cotidiano.
A professora de História, Graciane Dourado, disse que os painéis cumprem um papel educativo. “Os alunos entram nas salas de aula e nos espaços onde estão esses painéis, leem as frases, acham legal e, depois, vêm até nós, professores, para saber quem são. Muitas vezes, quando eles nos procuram, acontecem debates sobre aquela personalidade e sobre o que ela já fez e os meninos ficam bastante empolgados em saber mais sobre os trabalhos e a vida dos autores das frases”, afirma.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.