Os museus exercem um significado extremamente relevante. Muitos pensam que eles são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado, é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade e informações das futuras gerações.
"Amigos, quero aqui lembrar que em 29 de maio de 1999 era inaugurado o Museu do Forró Luiz Gonzaga em Caruaru PE. Por tanto, ontem fez 25 anos. Eu estava presente.Viva Gonzagão!
A mensagem acima é de Luiz Carlos, pesquisador e colecionador que mora em Caruaru, ressaltado que no dia da inauguração estava presente a cantora Elba Ramalho e a Edezuilta Rabelo além do cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga.
O Museu Luiz Gonzaga, localizado em Caruaru, Pernambuco imortaliza a vida e legado do icônico Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Erguido na cidade que serviu de berço para este ícone da música nordestina, o museu é uma visita obrigatória para os admiradores da rica cultura brasileira.
O Museu do Forró Luiz Gonzaga localiza-se em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves. O mesmo está presente nos principais roteiros turísticos do município de Caruaru, e corresponde a uma das vitrines da cultura. O Museu é dividido em quatro salas: Sala do Centenário Luiz Gonzaga; Sala Luiz Gonzaga e Festejos Juninos de Caruaru e, Sala Elba Ramalho.
O professor e pesquisador José Urbano destaca que Caruaru presta várias homenagens a Luiz Gonzaga e que no momento o Museu do Forró Luiz Gonzaga está em reforma e que em breve será reaberto.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.