Leitor da Rede GN volta a reclamar de longas filas para marcar consultas na Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA). Sesau responde

29 de May / 2024 às 10h30 | Variadas

As filas para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de Juazeiro sempre foram registradas na Rede GN por conta do desabafo dos munícipes cansados de esperar por melhorias no sistema.

Só esta semana é a segunda reclamação dos munícipes. Ontem, uma cidadã reclamou e a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que, para comodidade dos pacientes, otimizou o sistema de marcação de consultas e exames especializados que passaram a ser agendados, desde o mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde.

No entanto, o leitor Joaquim Ferreira Mendes registrou a enorme fila na sede da Sesau, inclusive, muitos idosos e deficientes físicos.

“Descaso, humilhação, crueldade, indiferença, desprezo, violação do estatuto do idoso, sistema informatizado arcaico, funcionários sobrecarregados sem folga pro almoço, poucas vagas por especialidade, idosos e bengalantes em pé por várias horas, chegam pela madrugada, muitos passam mal durante a espera, espaço insuficiente para acolher a todos, espertinhos furando a fila etc,etc,etc. ESTA É A DURA E CRUEL REALIDADE DA SAÚDE DE JUAZEIRO DA BAHIA!” relatou o denunciante em mensagem com fotos ao blog.

NOTA PREFEITURA JUAZEIRO

A Secretaria de Saúde (Sesau) lamenta os transtornos sofridos e informa que vem informa que vem tomando medidas para facilitar a marcação de consultas e exames especializados, inclusive, fazendo essa transferência para as Unidades Básicas de Saúde.

O fluxo vem sendo organizado pelos gerentes de cada unidade, que fazem as marcações de acordo com a ordem do pedido do procedimento e também levando em consideração as condições clínicas do paciente que necessitam de prioridade. 

A Sesau destaca que os agendamentos na própria Secretaria são, exclusivos, para públicos prioritários: pacientes oncológicos, com fibromialgia, lúpus, autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo.

Por dia, são distribuídas 50 fichas para atendimento do TFD e 200 para os públicos que fazem o agendamento na Sesau, durante uma semana.

Da redação Rede GN

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