Nesta sexta-feira, dia 24, às 18h15, o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, trará entrevista com o autor do livro Quebra Tudo! – A Arte Livre de Hermeto Pascoal, a primeira biografia do músico e multi-instrumentista alagoano.
Escrito pelo jornalista Vitor Nuzzi – autor também de uma biografia do cantor paraibano Geraldo Vandré -, o livro acaba de ser lançado pela Editora Kuarup. De Papo Pro Ar é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares. O programa pode ser ouvido via internet, através do site da Rádio USP.
Quebra Tudo! é resultado de anos de pesquisas feitas por Nuzzi, que incluíram a realização de mais de 50 entrevistas. Com 280 páginas e prefácio do crítico musical Tárik de Souza, o livro aborda toda a trajetória de Hermeto Pascoal, desde o seu nascimento, em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa (AL), até os shows mais recentes.
“Hermeto é uma figura significativa na história da música brasileira, reconhecido principalmente por suas habilidades em orquestração e improvisação, além de ser produtor musical e colaborador de diversos álbuns nacionais e internacionais”, como divulgou em nota para a imprensa a assessoria de comunicação da Editora Kuarup. “Conhecido como ‘O Bruxo’, Pascoal frequentemente faz música com objetos não convencionais, como bules, brinquedos infantis e animais, bem como teclados, acordeão de botões, melódica, saxofone, violão, flauta, voz, vários metais e instrumentos folclóricos. Talvez por ter crescido no campo, usa a natureza como base para suas composições, como em sua Música da Lagoa, em que os músicos fazem borbulhos de água e tocam flautas imersos em uma lagoa”.
Como mostra Quebra Tudo!, Hermeto Pascoal nasceu em 1936 em um dos vários povoados de Lagoa da Canoa, chamado Olho D’Água. Aos 14 anos de idade, ele foi para Recife (PE), onde conheceu Sivuca. Depois foi tocar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre os vários grupos que formou, está o Quarteto Novo, que compôs com Airto Moreira, Heraldo do Monte e Theo de Barros.
Entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Hermeto Pascoal foi para os Estados Unidos, onde tocou com Miles Davis. Deslumbrou o público no Festival Internacional de Jazz realizado em 1978, em São Paulo, e no ano seguinte se apresentou ao lado de Elis Regina no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. “Hermeto Pascoal também é lembrado pelos shows que, muitas vezes, terminavam na rua. E não são poucos os relatos de apresentações que terminavam já com o dia claro”, informa a nota da assessoria de imprensa.
“Inicialmente sanfoneiro, Hermeto Pascoal desenvolveu o que chama da música universal, com liberdade criativa absoluta. Já ganhou Grammy, já se tornou Doutor Honoris Causa da Julliard School pelas mãos de Wynton Marsalis e virou nome de rosa cultivada pelo cantor e compositor João Bosco. E também deu nome a uma nova espécie de árvore, gigante, descoberta por cientistas. Com seu grupo, continua tocando todos os sons no mundo todo”.
O programa De Papo Pro Ar, que apresentará entrevista com o jornalista Vitor Nuzzi, autor de Quebra Tudo! – A Arte Livre de Hermeto Pascoal, será transmitido nesta sexta-feira, dia 24, às 18h15, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9, em Ribeirão Preto). O programa pode ser ouvido também via internet, através do site da Rádio USP.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.