A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a implantação de Dispositivos Intrauterinos (DIU) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A disponibilidade nas unidades é para facilitar o acesso das mulheres a este método contraceptivo de longa duração.
A princípio, o DIU estará à disposição nas UBSs Mandacaru, Residencial Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, João Paulo II e Argemiro. "Iniciamos com cinco UBSs enquanto realizamos treinamentos com as equipes das outras unidades. A mulher passa pela consulta do médico ou enfermeiro, quando é explicado sobre os métodos contraceptivos disponíveis. Sendo indicado o DIU, a paciente precisa passar por alguns exames para avaliar se ela é elegível para o DIU, que será inserido na própria UBS", explicou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Pollyana Evangelista.
A secretária de Saúde Ana Lúcia Araújo destacou a atenção que vem sendo dada a saúde da mulher no município. "Estamos investindo e desenvolvendo ações que facilitem o acesso das mulheres aos serviços de saúde. As UBSs já realizaram mutirões de exames preventivos, ultrassonografias, entre outras ações. A inserção do DIU ajudará essas mulheres a terem autonomia no planejamento familiar", disse.
As juazerienses também podem ter acesso ao DIU no Hospital São Lucas, unidade conveniada à Sesau para a realização deste tipo de procedimento
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.