O volume útil da barragem de Sobradinho, Bahia, nesta quarta-feira (8) alcança 82,45% de sua capacidade. A defluência (água que sai) de Sobradinho é 1.200 m³/s e com uma vazão afluente (água que entra) de 880m³/s e vai continuar diminuindo. A previsão é que na sexta-feira (10) o volume seja de 830 metros cúbicos por segundo.
A REDEGN obteve a informação que Membros da Comissão Hidrográfica da Bacia do São Francisco, estiveram reunidos na Sala de Acompanhamento das condições de Operação do Sistema Hidrico do Rio São Francisco e avaliaram que "não há mais previsões de chuvas consideráveis no Alto São Francisco, apenas na região do Baixo São Francisco em Alagoas poderemos ter alguns eventos localizados. Como a evapotranspiração é muito grande no Lago de Sobradinho o Sistema passou a transferir agua para o Lago de Itaparica que tem um índice menor de evapotranspiração está sendo feito essa manobra".
Ainda de acordo com o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Tecnólogo em Gestão Ambiental com especialização em Gestão de Bacias Hidrográficas e Saneamento Básico, Almacks Luiz Silva, 82% da capacidade útil da barragem de Sobradinho não é tão confortável até o próximo período de chuva (novembro em diante). " Porém se for considerado que já geramos energias renováveis suficientes temos que lutar para que esse volume não seja rebaixado tão rápido para gerar energia por compensamos as renováveis e assim termos águas para todos os usos", finalizou
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.