Um documento divulgado pelo PT Nacional, nesta segunda-feira, 6 de maio, amplamente divulgado na imprensa estadual e nacional, incluindo o site Política Livre, da capital baiana, mostra que Juazeiro não está na lista dos municípios em que o partido, em nível nacional, chancela um nome para concorrer no pleito que se aproxima. Na região do São Francisco apenas o pré-candidato Odaci Amorim, de Petrolina -PE, aparece na lista. Na Bahia apenas Feira de Santana (Zé Neto), Vitória da Conquista (Waldenor Pereira), Ilhéus (Adélia Pinheiro), Camaçari (Luiz Caetano) e Barreiras (Tito), foram citados.
A informação causou burburinhos nos bastidores políticos em Juazeiro e diversos agentes políticos interessados no tema, encaminharam a relação para a redação da redeGN, que confirmou a veracidade do documento no site do próprio PT Nacional.
No site Política Livre a manchete estampa: "Além de Salvador, PT não indica candidato em Juazeiro no documento que lista cidades prioritárias”, escreveram, lembrando que “Além de Salvador o município de Juazeiro, quinto maior do Estado, também ficou de fora da lista com 64 cidades com mais de 100 mil habitantes em que a Executiva nacional do PT homologou candidatura própria ou apoio a partidos aliados. Dessa forma, o documento, datado de 6 de maio, ou seja, de ontem, não confirmou como concorrente petista o ex-prefeito Isaac Carvalho, filiado à legenda e que enfrenta questionamentos dos próprios aliados sobre a elegibilidade”, anotaram.
PT, PV e PCdoB, integrantes da Federação Brasil da Esperança; além de PSB, MDB e Avante, ainda mantém pré-candidaturas a prefeito de Juazeiro, numa discussão que começou antes de dezembro do ano passado e segue sem definição no que diz respeito a um possível consenso entre essas legendas. Na semana passada, numa entrevista concedida ao Jornalista Geraldo José, o presidente da Federação Brasil da Esperança, Gilson Araújo, que também preside o PCdoB em Juazeiro, disse que a decisão não deve sair antes do mês de junho, provavelmente somente nos prazos finais das convenções.
O pré-candidato do MDB, Andrei Gonçalves, em visita à redação da redeGN, também na semana passada, declarou que, em virtude das indefinições, sua candidatura está definitivamente posta e será mantida.
Os deputados Zó e Roberto Carlos, na mesma linha, mantém viva a esperança de encabeçar uma com o aval do governador da Bahia, em Juazeiro.
A divulgação deste documento oficial do PT nacional, coloca mais uma pitada de dúvidas na discussão, que ainda promete muitos capítulos.
A redeGN aguarda manifestação do PT de Juazeiro e da própria assessoria de Isaac Carvalho sobre o assunto.
Veja a lista dos municípios onde estão confirmadas pré-candidaturas do PT ou com seu aval:
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.