Juazeiro: pacientes madrugam em longas filas para marcar consultas

29 de Apr / 2024 às 11h00 | Variadas

A cena se repete em Juazeiro, Bahia, a REDEGN, flagrou neste segunda-feira, 29 de abril, . Juazeiro, Bahia, pacientes do Sistema Único de Saúde em longas filas, em frente a Secretaria de Saúde em busca de marcação de exames e consultas. 

As pessoas aglomeraram do lado de fora da unidade esperando as portas abrirem, às 8hs,  para buscar atendimento. Detalhe: a maioria delas chegam ao local antes do dia amanhecer, ainda madrugada.

Ano passado a REDEGN mostrou que as pessoas, os pacientes afirmam que muitos são obrigados a madrugar para poder conseguir uma senha para marcar os procedimentos de saúde. Além de vários dias de espera pelo atendimento, que tem data agendada para outro dia, nem todos conseguem consultas com especialistas ou marcar todos os exames. 

São jovens e até pessoas Idosas. Em alguns casos mães estão com filhos pequenos no colo: "É um sentimento de falta de humanidade". 

NOTA PREFEITURA JUAZEIRO:  A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que às 06h30 desta segunda-feira (29) iniciou a triagem dos pacientes para agilizar o atendimento.

 A Sesau reforça que algumas pessoas que estavam na fila não eram pacientes prioritários e foram orientados a procurar sua unidade de saúde. 

A secretaria reforça que a marcação na Sesau é para pacientes oncológicos, com fibromialgia, com lúpus, autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, em busca de ressonância, tomografia, cateterismo e cirurgias ginecológicas e de baixa e média complexidade.

Para fazer a marcação na Secretaria de Saúde é preciso apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação: os pacientes do TFD precisam apresentar o carimbo e o número do prontuário do TFD. A Sesau disponibiliza uma carteirinha para estes pacientes e para o atendimento é necessária a apresentação da mesma. Os pacientes oncológicos precisam apresentar a carteirinha do tratamento. Já os pacientes com fibromialgia devem apresentar o relatório médico da doença. Os pacientes com Lúpus precisam apresentar a carteirinha e o relatório médico. Os pacientes pré-operatório têm que apresentar as requisições de pré-operatório.

Além desta documentação, todos os pacientes precisam apresentar um documento oficial com foto, o Cartão SUS e as guias médicas. Cada paciente poderá marcar apenas as suas requisições. As marcações de terceiros devem ser feitas apenas por familiar ou com procuração.
 

redação redegn Foto Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.